sábado, 26 de outubro de 2013

O estranho torneio de Mogi da Cruzes!

GM Krikor x MF Luismar - Jogos de Mogi das Cruzes (SP)

Estamos aqui na pequenina e brava Paraíba, portanto distante do que se passou nos Jogos Abertos do Interior de São Paulo, ocorridos nesta semana no município de Mogi das Cruzes. Nesse evento, o xadrez foi apenas uma das muitas modalidades existentes, razão porque, no site oficial dos Jogos, as notícias eram sempre restritas aos resultados dos confrontos entre as cidades. Ainda assim, buscamos algo mais em outras fontes na internet, mas nada de muito relevante sobre as provas de xadrez. Algumas frases e fotos de facebook, notadamente no perfil do GM Rafael Leitão, demonstravam, contudo, que lá em Mogi das Cruzes estava jogando a elite do xadrez brasileiro. Além do próprio Rafael, número 1 do Brasil, vimos os GM's Mequinho, Fier, Krikor, Milos, Matsuura, Darcy Lima, dentre outros nomes de relevo, tal como o nosso MF paraibano Luismar Brito! Isso mesmo! As feras do xadrez de todas as partes do país, ao que parece, foram recrutadas para representar as cidades interioranas de São Paulo, nesses Jogos, certamente sob um atrativo e merecido cachê! Mesmo que inclusa num evento multi-esportivo, como pode uma competição enxadrística desse porte, talvez o de maior nível técnico do ano, passar assim, sem que a comunidade enxadrística brasileira pudesse acompanhá-la, com mais visibilidade? Nem mesmo a informação mais básica de todas, a composição das equipes, conseguimos obter! Tomara que outros blogs e sites nacionais, que não consultamos ou não conhecemos, tenham feito alguma cobertura interessante dessa disputa em Mogi da Cruzes! Para não finalizarmos sem nenhuma nota relevante sobre esses estranhos Jogos, que, na competição de xadrez, apesar das estrelas presentes, nem para rating FIDE era válida, vimos no site de Rafael Leitão que a equipe de Americana, formada por ele, Fier, Krikor e Milos, foi a campeã da disputa masculina. Na foto, enviada por Joca Dedeus, temos Luismar Brito, jogando sabe-se lá por qual equipe, em jogo contra o GM Krikor. Como foi a partida? Não sei!

2 comentários:

  1. Olá, acho que você poderá encontrar a composição das equipes no site da Federação Paulista de Xadrez: http://www.fpx.com.br/v2012/JAI_2013.html

    ResponderExcluir
  2. De fato, Stella! Através do site da Federação Paulista é possível ver a composição das equipes e o cross-table final do torneio, ainda que exista a ressalva, pelo menos até agora, de que as informações são extra oficiais. Obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir