sábado, 5 de outubro de 2013

Caruana vence em Paris

Caruana (ao centro) ladeado por Gelfand (e) e Nakamura (d), os 3
primeiros do Grand Prix de Paris, na cerimônia de encerramento.
 (foto: site oficial)

O GM Italiano venceu o FIDE Grand Prix realizado em Paris, desde o 21/09 e concluído hoje com a cerimônia de premiação. A prova foi a sexta e última etapa da série de Grand Prix da FIDE e definiu o último qualificado para o próximo Torneio dos Candidatos. Apesar de vencer em Paris, Caruana não conseguiu essa classificação, ao não superar a pontuação do GM Shakhriyar Mamedyarov, do Azerbaijão, que, mesmo ausente na França, ficou com a vaga do Candidatos pela pontuação total na série de torneios. 

O Grand Prix da capital francesa contou com 12 Super GM's, todos acima de 2700 e acabou com Caruana campeão, com 7 pontos em 11 e melhor desempate do que Boris Gelfand (ISR), que obteve também essa pontuação.

Uma nota de destaque desse torneio foram os empates de todas as partidas da última rodada, com algumas disputas terminando rapidamente por repetição de lances, o que pode ser considerado como uma ardilosa maneira de driblar a Regra de Sofia, adotada no evento, com o fito de impedir empates de salão! Mais estranho ainda é que Caruana, que precisava da vitória para garantir vaga no Candidatos, foi um daqueles que adotou o rápido empate por lances repetidos. O campeão, contudo, assegurou mais 9 pontos no seu ELO de 2779 e se aproxima da marca de 2800. 

Outro ponto que chamou-nos a atenção desse evento foi o fato de que grandes nome da prova como Ponomariov, Tomashevsky, Hao Wang e Anish Giri não conseguirem obter um vitória sequer nas 11 partidas que disputaram!

Por fim, vale ainda um registro da vitória de Gelfand ante Nakamura na penúltima rodada, numa partida densa e de rara beleza, que vale a pena ser revista (link). 

Abaixo a classificação final do Grand Prix.

Fonte: site oficial



Nenhum comentário:

Postar um comentário