terça-feira, 6 de junho de 2017

A vitória de Ângela Tavares!

Por FERNANDO MELO

O casal Jan e Ângela com este colunista, em Natal-RN
Muitas lições se pode tirar de uma derrota, talvez até mais do que um empate ou uma vitória. Na manhã do último domingo, jogando a V Rodada do Aberto do Brasil Xadrez Potiguar 2107, enfrentei com a minha Bird a jovem senhora Ângela Tavares, 19 anos, casada com o também enxadrista Jan Filipe, 22 anos, ambos estudantes da Universidade do Rio Grande do Norte. Até o meio jogo estava eu com uma vantagem considerável, o que levava a pensar na vitória. Eis que em determinado momento, sem uma análise mais aprofundada, deixei passar uma variante que minha adversária viu e soube tirar dela o melhor proveito. 

É preciso considerar que esta era a primeira vez que Ângela participava de um torneio aberto valendo rating FIDE. Portanto sua avaliação por essa instituição era inexistente. A primeira lição é a de que nunca devemos menosprezar o adversário. Não foi o meu caso, mas pelo fato dela não ter ELO podia me levar a pensar que era uma adversária passível de ser derrotada por mim. 
 .
O fato é que Ângela ficou na vantagem posicional e material de um peão e não largou mais. Começou a encontrar lances exatos e perfeitos e em determinado momento mostrou-se bastante nervosa, uma vez que a vitória se avizinhava a olhos vistos. Sua respiração acelerou. Eu pensava mais do que ela e o meu tempo ficou complicado.  Em certo momento, Ângela deixou a mesa e foi ver o emparceiramento no quadro de aviso. Me deu a impressão que ela foi ver o meu ELO e assim sentir o gostinho de uma vitória com mais sabor. Posso estar enganado, mas seria perfeitamente normal ela ter ido verificar meu ELO.

No entanto, aproveito esse momento para um conselho aos mais jovens, sem a devida experiência de tabuleiro. Mais importante do que ganhar é jogar bem, e isso Ângela fez. A vitória é uma consequência natural, mas o que não se pode fazer é comemorar essa vitória antes de a partida terminar. Espere o término da partida e extravase toda a emoção.

Ao final de tudo, fiquei feliz pela vitória de Ângela Tavares, na esperança que esse resultado lhe traga ânimo para futuros embates. A minha Bird foi mais uma vez batida e mais uma vez me mantenho na esperança de que essa abertura vai me trazer muitas emoções.

2 comentários:

  1. Que lindo!!!! Você me emociona com esse texto. Adoraria ter participado dessa competição em Natal - RN. Estou lendo o seu livro o Escudeiro de Caíssa, espero um dia encontrá-lo para obter seu autógrafo tão desejado.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Patricia! Suas palavras me tocam e elevam meu espírito para continuar essa peregrinação em defesa da deusa Caíssa. Abraço!

    ResponderExcluir