Fonte: site oficial do evento |
Terminou nesta sexta-feira o Altibox Norway Chess, na cidade de Stavanger, no norte da Noruega. Celebrado como um dos maiores torneios da história do xadrez, o evento contou com 10 dos 12 jogadores melhores ranqueados do mundo, chegando a ser planejado para receber os Top Ten da FIDE, mas as variações do Elo até o início do evento, fez com que 2 dos participantes não ocupassem a dezena dos primeiros lugares do xadrez internacional. Ainda assim, o Elo médio atingiu a incrível marca de 2797 (!), um número realmente magnífico, que impressiona a nós outros, meros mortais do reino de Caíssa.
Foram distribuídos 249.000 euros, distribuídos entre todos os 10 participantes, cabendo 70.000 euros para o campeão, 40.000 euros para o vice-campeão e 25.000 euros para o terceiro lugar.
Como não podia deixar de ser, a competição foi equilibrada, com nada menos do que 76 empates, em 90 partidas jogadas! Contudo, não se pode dizer que não houve luta, pois, segundo o Regulamento do torneio, não era permitida a oferta de empates entre os contendores, o que levava as partidas para a definição do resultado no próprio tabuleiro.
O campeão foi o armênio Levon Aronian, que confirmou a boa fase, sagrando-se campeão invicto, com 3 vitórias e 6 empates, somando assim 6 pontos em 9 possíveis. Não custa lembrar que Aronian também vencera em abril último o também estelar evento Grenke Chess Classic, na Alemanha.
O outro invicto da prova da Noruega foi Wesley So, que empatou nada menos do que todas as suas 9 partidas! Nakamura terminou em segundo lugar, com 5 pontos e Kramnik em terceiro também com 5 pontos.
O destaque negativo foi, sem dúvida, o anfitrião e atual campeão mundial, Magnus Carlsen! Principal estrela do evento - aparecendo inclusive em destaque no folder oficial do torneio, em meio aos outros ilustres participantes - o norueguês não atendeu as expectativas, mesmo depois de vencer de forma categórica o certame prévio de blitz, que serviu para definir as posições do torneio principal de clássico. Nesse evento inicial, Carlsen somou incríveis 7,5 pontos em 9, abrindo 2 pontos de vantagem para Nakamura e Aronian, segundo e terceiro, respectivamente.
No evento principal, todavia, o campeão mundial, que recentemente vem usando um óculos nada discreto, amargou apenas a penúltima colocação, voltando a repetir o fiasco do Norway Chess de dois anos atrás. Ele perdeu 2 partidas, empatou 6 e venceu apenas uma, contra seu rival mais recente na luta pelo título mundial, o russo Karjakin. Não deixa de causar furor, o fato de que os atuais campeão e vice-campeão do mundo ocuparam as duas últimas posições do torneio!
A propósito, afora Wesley So, que como vimos empatou todas, Karjakin foi o único que não conheceu o sabor da vitória nesse torneio de estrelas do xadrez mundial.
Sobre as partidas, vale destacar a vitória de Aronian sobre Carlsen, na quarta rodada, que vem sendo cotada para a melhor partida do ano! Com sacrifícios de material e lances precisos, o armênio superou o norueguês, cuja resistência rigorosa também contribuiu para valorizar ainda mais esta bela produção enxadrística. Confira aqui a partida, extraída do site do GM Rafael Leitão.
Em decorrência do resultado final do Altibox Norway Chess 2017, Carlsen perdeu pontos no Elo e, mesmo mantendo a liderança do ranking mundial, vê seus adversários aproximarem-se perigosamente dele. Se considerarmos apenas esse evento, temos Carlsen agora com 2822 pontos, seguido de perto por Kramnik (2811), Wesley So (2810), Aronian (2809) e Caruana (2806).
A seguir, mostramos a classificação final do torneio.
Fonte: Site Chessbase |
Nenhum comentário:
Postar um comentário