sexta-feira, 30 de junho de 2017

A Bird está em alta!

Por FERNANDO MELO

Carlsen jogando a Bird contra Kramnik
O meu amigo paulista MI Antonio Carlos de Resende deu ontem uma das melhores notícias do ano para mim! Sabem o que foi o que ele me falou? Ah! Vocês vão gostar de saber, principalmente aqueles que acompanham minha peregrinação, devoção e paixão mesmo pela pobrezinha da Abertura Bird! Eu disse pobrezinha? Coisa nenhuma! A Bird agora é uma senhora Bird. Já imaginou o atual campeão mundial, o "Gênio da Noruega", o maior ELO da história do xadrez, o Grande Mestre Magnus Carlsen começar uma partida contra o ex-campeão mundial Vlademir Kramnik jogando 1.f4! Estou falando sério! E vamos provar agora tim-tim-por- tim!

Começando pelo e-mail do MI Antonio Resende, que diz: 
"Parabéns Fernando Melo! Carlsen jogou sua abertura 1.f4. Bird. E Kramnik não jogou 1. ...e5, Gambito Froom, considerada a refutação. Sinal que tem novidade teórica no Gambito Froom; Abs. Antonio Carlos de Resende."

Agora vamos nos deliciar com a partida que já estou quase decorando!

A partida foi jogada no torneio de rápidas, torneio esse realizado na cidade  de Leuven, Bélgica, no período de 28 de junho a 2 de julho do corrente ano, com 10 jogadores e 150 mil dólares em prêmios.

Não tenho certeza se Carlsen tenha jogado 1.f4 antes. Quero acreditar que foi a primeira vez. Ele usou nessa partida com Kramnik a variante que fianqueta o bispo do rei. Interessante que na partida de Fischer contra Smyslov, em 1970, Bobby também fianquetou o bispo do rei, mas fianquentou também o bispo da dama. Eu, que só jogo a Bird, não costumo fianquetar nem um dos dois bispos. Gosto de ter meu bispo do rei a ponto de bala de olho na casa h7, por isso quando posso ele vai para d3. Mas eu não sou Fischer nem muito menos Carlsen. Afinal, como discípulo de Don Quixote, o que vocês poderiam esperar de mim?  

A partida conta com 44 lances. Quando ocorre a troca das damas, nos lances 26 e 27, Carlsen logo consegue ficar superior por deixar seu peão de - a - passado. Outro momento que gostei na partida, foi no movimento 32. ...Be2. Carlsen, que para o principiante, deveria tomar este bispo, não o faz. O seu lance 33.Cd7 é bem melhor.

Muito bem, o leitor interessado em ver a partida, consulte o Chessgames.com. Ela é a de número 2549. E por falar nisso, lá vou eu rever a partida...! É isso, a Bird está em alta!

2 comentários:

  1. Fernando, além de Carlsen, Nakamura também joga a Bird. Dois jogadores top 10 da atualidade já utilizam 1- f4.

    ResponderExcluir
  2. Minha abertura favorita é f4, sinto que não há muitos videos avançados sobre a bird. e não consegui encontrar informaçoes sobre a india do rei semeti aplicado a bird. Uma pena!

    ResponderExcluir