domingo, 17 de julho de 2016

Carlsen castiga Karjakin!

Por Fernando Melo

Este é o titulo do artigo de Leontxo Garcia, em El Pais, sobre a partida jogada dia 14 último. que ainda diz " O aspirante logra uma posição razoável, porém uma má decisão basta para que o campeão o fulmine." Vimos que Carlsen começou perdendo neste Torneio de Bilbao, e agora, após quatro rodadas, ele é o líder.com três vitórias e uma derrota, somando assim 9 pontos (uma vitória vale 3 pontos e um empate 1 ponto). Em segundo vem Nakamura com 6 pontos, seguido de Anish Giri com 4 pontos. Em quarto lugar, Karjakin (o aspirante), com 3 pontos e que ainda não ganhou neste torneio, seguido de Wesley So e Wei Yi, ambos com 3 pontos também. Este torneio terá duas voltas. 

Detalhe importante: Carlsen é o unico dos seis que tem mais vitórias. Ou seja, neste torneio, ele joga para ganhar! Nakamura, que venceu para ele, empatou as três partidas seguintes. Já Karjakin, perdeu uma para Carlsen e empatou as tres outras! Esse.posicionamento de Carlsen, vigoroso e determinado, pode ser visto como um aviso para o aspirante Karjakin. Não tenho noticias ainda, mas duvido muito que na bolsa de aposta, Carlsen não leve uma folgada vantagem para o match de novembro, em Nova York.

A partida em questão, foi uma Siciliana, com Carlsen conduzindo as brancas Quando Karjakin joga 36...Tb4, dá para sentir que ele já esta perdido, já que esta torre (na ala da dama) está ttoalmente inutil, enquanto Carlsen tem uma forte posição na ala do rei, com as torres dobradas na coluna g, dama e bispo em prontidão para entrar em ação. O massacre viria logo em seguida. Vale a pena ver a partida! Uma prévia para novembro? Não devemos desprezar a força de Karjakin, mas que ele foi castigado quinta feira... lá isso foi!

2 comentários: