terça-feira, 26 de julho de 2016

Fischer no US Champ - 2

Bobby Fischer em foto de 1958
Por Fernando Melo

Depois de ter ganho invicto o Campeonato dos Estados Unidos de 1957/58, Bobby Fischer repete a dose ao vencer o de 1958/59, com 6 vitórias e cinco empates, num total de 12 jogadores, somando assim 8,5 pontos em 11 possíveis. Desta vez foram 12 participantes, sendo que no antetior foram 14.Em segundo veio Samuel Reshevsky, com 7,5. Fischer foi o único que não conheceu a derrota.

Das cinco partidas em que jogou de brancas, Fischer saiu em todas com seu preferido 1.e4. Com as negras, jogou seis vezes, e das vezes que enfrentou 1.d4, defendeu-se sempre com a India do Rei. Fischer sempre foi fiel às suas aberturas e defesas preferidas. Só a título de ilustração, ele jogou uma vez a Bird, 1.f4, contra Smyslov, num torneio de Blitz, e ganhou. Fischer nunca jogou 1.d4! Muito raro isso no Grande Mestre!

Neste campeonato em questão, os irmãos Byrne (MI Donald e GM Robert) jogaram, diferentemente do Campeonato anterior, quando não participaram, e ambos empataran suas partidas com Fischer. Ao longo da carreira de ambos, Fischer jogou sete vezes contra Donald Byrne, tendo vencido cinco e empatado duas. Já com Robert Byrne, Fischer venceu duas, perdeu uma e empatou seis vezes. Robert morreu em 2013 aos 84 anos, enquanto Donald, dois anos mais novo do que o irmão, morreu em 1976, aos 45 anos. (CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário