quarta-feira, 20 de julho de 2016

O carrasco de Fischer!

Por Fernando Melo

Tal (de negras) o carrasco de Fischer, em 1959
O xadrez tem muitas histórias. Hoje vou contar uma, sobre o Torrneio de Candidatos de 1959, realizado em três cidades da Yugoslavia: Bled, Zagreb e Belgrado. Esse evento tinha como finalidade indicar o desafiante do então campeão do mundo, o soviético Miguel Botvinnik. Eram oito jogadores disputando esse direito: quatro soviéticos (Miguel Tal, Paul Keres, Tigran Petrosiaan e Vassily Smislov) , dois norte-americanos (Robert Fischer e Paul Benko), um yugoslavo (Svetozar Gligoric) e um alemão (Fridik Olafsson), Cada jogador enfrentava o mesmo adverário quatro vezes, o que representava um total de 28 partidas para cada um!

Neste torneio, Fischer tinha apenas 16 anos! Certo que já era Grande Mestre, mas covenhamos, ainda muito novo para enfrentar essas quatro feras soviéticas! Smyslov tinha perdido pouco tempo  o titulo de campeão mundial para Botvvinnik e Tal, venceria Botvinnik no ano seguinte, em 1960. Petrossian venceu mais tarde Bottvinnik se tornando campeão mundial, e Paul Keres, o único que nao foi campeão mundial desses quatro, tinha força sobrando para tanto. Eram então quatro feras contra o jovem americano!

Fischer terminou em quinto com 12,5 pontos! O campeão foi Tal, com 20 pontos, seguido de Keres com 18,5, o terceiro foi Petrosian, com 15,5 e o quarto foi Smyslov, com 15 pontos! No embate entre Tal x Petrosian, as quatro partidas terminaram em empate! A primeira foi em 12 lances, a segunda em 23 lances, a terceira em 15 lanes e a quarta em 25 lances! Vejamos Fischer com Petrosian. Foi 3 x 1 a favor de Petrosian com duas vitorias e dois empates. A primeira com vitoria de Petrosian, de negras, foram 68 lances! A segunda, nova vitoria do soviético, em 31 lances e as duas ultimas termirnaram em empate com 48 e 30 lances, respectivamente. E no embate com Tal, Fischer sofreu a pior derrota de toda sua vida 4x0! (41, 33, 34 e 52 lances). Nesse extrato de Tal, Petorisan e Fischer, o leitor pode sentir o que Fischer sofreu diante dos soviéticos. Doze anos depois, Fischer deu o troco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário