quarta-feira, 18 de maio de 2016

O emocionante Brasileiro 1965!

Por Fernando Melo
Mequinho em 1965

Certamente não estou cometendo nenhum exagero ao afirmar que o 31º Campeonato Brasileiro 1965, realizado no Rio de Janeiro, foi o mais emocionante de todos. Esse evento ocorreu entre os dias 27 de junho a 17 de julho daquele ano e começou com o total de 20 participantes, mas baixou para 17 em função da desistência de Mangini, Jorge Lemos e Ronald Câmara. O MI  Eugênio German, estava na lista dos particpantes, mas na hora da chamada ficou distraido conversando com amigos e não foi emparceirado 

Só isso? É só isso que faz você dizer que esse Brasileiro foi o mais emocionante? Não. Tem mais, muito mais. Onde já se viu um Brasileiro com um público enorme ao lado de jornalistas de todos os orgãos de imprensa, já que a competição foi filmada, fotografada e documentada para a televisão, rádio e jornais? Tudo isso por causa de um menino de 13 anos que classificou-se para jogar esse Brasileiro. Estamos falando de Henrique da Costa Mecking, o Mequinho como ficou conhecido nacional e  internacionalmente. E logo se constituiu no melhor jogador brasileiro de todos os tempos. A partir deste ano de 1965, Mequinho teve muitos triunfos!

Mequinho somou 12 vitórias, 3 empates e uma derrota. Essa derrota, curiosasmente, foi para o mais velho componente deste Brasileiro, João de Souza Mendes, 73 anos (60 anos mais do que Mequinho), um jogador muito forte e que terminou em segundo com 11 pontos. Mequinho foi o campeão com 13,5 potnos.

Vejamos um episódio curioso, que prova a determinação de Mequinho em ser um vencedor. Na penultima rodada, ele precisava de um empate para ser o campeão. Sua partida com Olício Gadia foi suspensa e este, achando que Mequinho aceitaria o empate, disse: Proponho o empate!. Vejamos a resposta do garoto: - Proponho que o senhor abandone! 

4 comentários:

  1. kkkkk. Mas, e minha resposta do post anterior? Abs

    ResponderExcluir
  2. João Leite. Não encontrei o Regulamento daquele Torneio de Candidatos de 1974, portanto fico impossibilitado de responder à sua pergunta.

    ResponderExcluir
  3. Vejam aí: http://www.chessgames.com/perl/chesscollection?cid=1003842

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Viktor_Korchnoi

    http://www.chessbanter.com/rec-games-chess-politics-chess/5229-korchnoi-petrosian-odessa-1974-candidate.html

    ResponderExcluir