Bogart numa das cenas marcantes de Casablanca |
Gostar de um filme é relativo. Cada um tem sua preferência. Eu pelo menos gosto de O Homem que Matou o Facínora, (1962) um faroeste de John Ford. Tem gente que adora E o Vento Levou... (1939) e por aí vai. Penso, no entanto, que existe um filme que é o mais amado para todos. Chama-se Casablanca! (1942) As estatisticas dizem isso. É um desses filmes que nunca perde o seu verniz, quaisquer que sejam as explicações. Críticos famosos assinalam que o Cidadão Kane (1941) é o maior filme de todos, no entanto esses mesmos críticoss admitem que Casablanca é o mais amado.
Qual o enxadrista que não conhece esse filme? Acredito que poucos, pois aquela cena de Humphrey Bogart jogando xadrez é inesquecível. Devemos ter em mente que o xadrez está presente em muitos filmes. Tem um curta nacional, que gostei muito, chamado O Xadrez das Cores. (2004) Quem ainda não viu precisa ver, vale a pena.
Tem um outro filme que também gosto.La Joueuse (A Jogadora),(2009) que conta a historia de uma camareira que ao conhecer os movimentos das peças, passa a sentir uma mudança radical em sua vida. É uma boa historia, com música excelente e vale a pena também. Por fim, acredito que o xadrez e o cinema andam de mãos dadas, para o bem de todos nós!
Que bom eles andarem de mãos dados! Já que não sou uma jogadora, com certeza, sou uma
ResponderExcluircinéfila.
Casablanca é de fato sensacional. Interessante é que o filme foi um fracasso inicial nos EUA e sucesso em outros países. Mais tarde conquistou os americanos. Frases antológicas:" Toque outra vez, Sam!" "Para nós sempre haverá Paris" "Prendam os suspeitos de sempre". São imortais!
ResponderExcluirBogart jogava xadrez nos intervalos de filmagem. A posição do filme e os lances foram criados por ele.