sexta-feira, 27 de maio de 2016

Nunca desista!

Por Fernando Melo

Assim como na vida, você só pode ter sucesso no xadrez se você não desistir. Sei que a caminhada é longa, as vezes espinhosa, dolorida, mas você deve ter esperança, acreditar no seu potencial e saber que é uma questão de tempo. Esta semana fiz essa constatação ao assistir a ascensão do nosso amigo Alexandre César. Digo isso com toda confiança, com responsabilidade e sem subterfúgios.

Nas nossas aulas de xadrez, ao longo de muitos meses, Alexandre mostrava-se um jogador que não media consequência para aplicar um plano. Me deu trabalho no começo, quando eu dizia que era preciso rocar logo e não trocar peças na abertura desnecessariamente. Ele parecia não me ouvir, pouco rocava e muito atacava. O resultado era desastroso. Mas ele tinha algo que me cativava: a vontade de jogar e, evidentemente, a vontade de aprender. Homem de um belo caráter, Alexandre foi se educando nos ensinamentos básicos e aos poucos começou a aceitar nossas posições. O tempo passou, foi passando e chegamos a quarta feira passada, dia 25.

O que vi foi um Alexandre César jogando um xadrez de gente grande, sabendo o que estava fazendo, com uma paciencia que me assustou. Jogamos quatro partidas,  a primeira com uma hora nocaute, terminou num empate proposto por ele, numa posição em que estava melhor. Nas duas seguintes, agora com meia hora nocaute, ele ganhou e ganhou bem. Jogamos uma quarta e última, de 15 minutos, e venci. Mas o saldo desse encontro foi altamente positivo como lição de vida. Acreditei no que estava vendo, não avalio agora se joguei abaixo da minha capacidade, mas confesso que fiquei feliz por saber que Alexandre fez bem em não desistir.    



4 comentários:

  1. Alexandre, como estás chic! Parabéns! Fico feliz em saber disso. Admiro as pessoas que
    lutam pelo que querem, seja qualquer coisa que as tornem felizes. Se jogar e jogar
    xadrez te deixa feliz, vá em frente amigo. A força de vontade te transforma num vencedor.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre precisa conter a ansiedade nos torneios que será resolvida na prática dos torneios pensados....tá vendo aí Céu vc deixe de enrolar e jogue também

    ResponderExcluir