Dep João Gonçalves, autor do Projeto de Lei |
Vamos começar o domingo com uma excelente notícia! Isso mesmo, a Assembléia Legislativa da Paraiba promulgou a lei que introduz o Projeto Xadrez nas Escolas, que prevê o ensino do jogo nas escolas públicas do estado. O Projeto de Lei é de autoria do deputado João Gonçalves e sua promulgação foi publicada no Diário do Poder Legislativo desta sexta-feira, 06.
De acordo com o texto da lei o ensino do xadrez passa a ser componente curricular com carga horária mínima de uma hora semanal nas escolas públicas om alunos dos 5º ao 9º ano. O ensino do xadrez passará a compor o plano gestor das disciplinas de Matemática e Educação Física.
Os professores de Educação Física e Matemática ficam designados como integrantes da Comissão de Gestão do Projeto Xadrez nas Escolas que terá como objetivo: coordenar a equipe de professores envolvida no ensino do xadrez, planejar e fiscalizar as atividades relacionadas ao ensino do xadrez nas esolas; realizar torneios e outros eventos relacionados ao xadrez; promover a interação entre os enxadristas com os de outras cidades; propociar capacitação contínua dos professores e monitores; zelar pelo bom desenvolvimento do projeto.
Como objetivo para implantação do ensino do xadrez nas escolas, o projeto destaca que pretende desenvolver o raciocínio lógico dos alunos, estimular o interesse dos alunos para atividades intelectuais, aprimorar habilidades de observação,,reflexão, análise e síntese; compreender e selecionar.problemas pela análise do contexto geral em que se valoriza a tomada de decisões; melhorar o desenvolvimento do aluno em todas as áreas de estudo.
Parabéns a toda comunidade enxadristica da Paraíba e em especial ao nobre Deputado !!!
ResponderExcluirshow parabéns vc e o cara deputado
ResponderExcluirExemplar! Que essa iniciativa contagie todos os estados e municípios do Brasil!
ResponderExcluirGrande notícia e um grande passo adiante!
ResponderExcluirParabenizo a iniciativa e espero que se coloque em prática tal lei. Infelizmente em outros locais foi aprovado e nada se fez para sair do papel. Será necessário fazer a capacitação de professores como se está fazendo modelarmente agora na Espanha. Na capital de São Paulo também, até mudar o prefeito, excelente projeto que ainda não foi retomado.
A Federação Paraibana poderá ter aí um papel importante de assessoria.
Parabéns a todos os envolvidos!
Depois de sancionado pelo governador o projeto terá o seu principal desafio: a eficácia. Digo dessa maneira pois o xadrez está ligado a questão cultural. Se a sociedade não abraçar como uma ideia boa, progressista o projeto cai em desuso. Mas é um bom começo. Parabenizo o deputado com cara de Monteiro Lobato. Abs.
ResponderExcluirA Federação Paraibana de Xadrez, através de seu Presidente, parabeniza a grande inicativa do Deputado João Gonçalves e desde já disponibiliza todo o apoio necessário ao sucesso da empreitada. Ubirajara Barros (Secretário/FPBX).
ResponderExcluirQue bosta!
ResponderExcluir