terça-feira, 11 de agosto de 2015

A reivindicação de Carlsen

Quando Carlsen fala, o mundo do xadrez pára para ouvir. E o que foi que ele falou agora? Leiam abaixo e, se possível, mandem sua opinião, como sugere o próprio Gênio da Noruega.

Mensagem de Carlsen publicada no Facebook, nesta manhã de 11 de agosto de 2015:

"Antes de viajar para os EUA para me preparar para a Copa Sinquefield, eu senti que é importante compartilhar com vocês algo que eu estive pensando sobre uma importante questão: o formato do ciclo do Campeonato do Mundo.

Quero começar dizendo que tenho grande respeito e reverência por todos os Campeões do Mundo que vieram antes de mim, e por aqueles que têm contribuído para a profissionalização de xadrez. O match de Chennai contra V. Anand e o nosso match subsequente em Sochi foram ambas  experiências igualmente poderosas e maravilhosas. Fiquei impressionado com a intensidade do formato do match, bem como o enorme interesse tanto da mídia quanto do público. Sei que as pessoas estão trabalhando diligentemente para organizar o Campeonato do Mundo do ciclo 2014-2016, e estou muito ansioso para o match de novembro de 2016 contra o vencedor do Torneio de Candidatos na primavera de 2016.

Apesar disso, eu tenho, por muito tempo acreditado - e expressado publicamente - que deveria haver um novo sistema no ciclo do Campeonato do Mundo,  simultaneamente mais equilibrado e justo. Aqueles de vocês que têm seguido o xadrez de alto nível de perto durante anos vai se lembrar que eu levantei abertamente a questão dos privilégios detidos pelo Campeão do Mundo em várias ocasiões, antes da fase de qualificação para o match em 2013."

Em suma, eu acredito fortemente que o mundo do xadrez deveria evoluir para um sistema mais justo. O que isso quer dizer? Tenho pensado por muito tempo que a mudança para um evento knock-out anual, semelhante à Copa do Mundo, seria mais justo. Esta alteração teria por efeito melhorar as chances de se tornar campeão do mundo para quase todos os jogadores de xadrez, com exceção do Campeão do Mundo e, potencialmente, para alguns outros jogadores de topo que não seriam mais favorecidos pelo formato atual. Com a criação de eventos de qualificação regionais combinados com pontos de rating, com a participação de todos os melhores jogadores do mundo e com o título indiscutível de Campeonato Mundial em jogo, eu realmente acredito que isso tornaria o ciclo do Campeonato do Mundo mais acessível a todos.

Para concluir, eu recomendo fortemente à FIDE modernizar o formato do ciclo Campeonato do Mundo.

Qual sua opinião? Você concorda que o ciclo do Campeonato Mundial de Xadrez se beneficiaria com um novo sistema?"

5 comentários:

  1. Concordo em GNG com o Carlsen, o próprio Torneio de Candidatos é mais dificil que o match final. Lembro muito bem, de quando Carlsen, falou sobre este provável novo formato, na época, ele ainda como candidato, ele agora fala como o atual Bicampeão, E agora Seu Kirsan ??? O mata-mata é muito mais atrativo, queria ver logo Wei e Ding nele.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não consegui entender direito o formato do atual campeonato do mundo. Mas, um campeonato mundial no formato da copa do mundo de xadrez, é inadequado para determinar o título máximo de xadrez. Ora, em matches de duas partidas, qualquer Grande Mestre tem chance de vencer qualquer outro. O que eu sei, atualmente é disputado um matche de 12, que ainda acho pouco, porque deveria ser de 24 partidas , para que o melhor enxadrista pudesse ser claramente determinado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Dantas. O xadrez sempre envolveu um certo mistério e uma história que envolve o torneio, seja ela no campo do conteúdo, no campo psicológico e até político. Creio que se for muito aberto perde um pouco desse mistério e consequentemente o interesse. Zirpoli

      Excluir
  3. Sou totalmente contra, o campeão tem que esperar o desafiante, além de ser histórico fica mais emocionante e melhor para conseguir patrocínios, esse guri que inventar moda.

    ResponderExcluir
  4. O atual formato, se classificam pelo Grand Prix, pela Copa do Mundo e os demais por rating.

    ResponderExcluir