quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Adeus à Ronald!

Ronald faleceu no dia 29 de junho
A CBX comunicou a morte do ex-Presidente dessa Confederação e AI Ronald Câmara, irmão do MI Helder Câmara. Conheci Ronald na década de 80, temperamento forte e ativo, escreveu vários livros, tinha uma excelente coluna em jornal, dirigiu torneios importantes e jogava muito bem, chegando a bi Campeão Brasileiro (1960 e 1961). Viveu 88 anos e sua presença entre nós, enxadristas, será permanente pela importancia de sua obra em defesa de Caíssa. Um dos seus grandes feitos foi ser um dos responsáveis pelo Interzonal de 1973, ganho por Mequinho, em Petrópolis.

3 comentários:

  1. Também faleceu..Ubirajara de Oliveira Barros...q foi o Presidente do Clube de xadrez Epistolar Brasileiro...todos q já jogaram ou ainda jogam Xadrez Postal...acredito q receberam notificações de seu falecimento.

    ResponderExcluir
  2. O xadrez postal viveu foi uma época romantica e feliz, graças a Ubirajara, que era o lider de todos nós enxadristas do querido CXEB!

    ResponderExcluir
  3. Lamento a morte desse grande enxadrista, um dos maiores que o Brasil já teve, apesar de não ter atingido a grande maestria. Que descanse em paz, nos braços do Pai Celestial! Não posso, contudo, deixar de destacar um fato curioso: os canais de notícias enxadrísticas noticiaram o falecimento do insigne Ronald Camara muito tardiamente, porque, segundo o site Wikipedia, ele faleceu desde o dia 29 de junho do corrente, portanto há mais de 40 dias!!

    ResponderExcluir