quinta-feira, 12 de junho de 2014

Norway Chess - Vai dar Karjakin x Carlsen!

Carlsen (d), de modo inusual, não encontra o caminho
 da vitória, ante Svidler, (foto: chessbase)

A penúltima rodada do Norway Chess deixou hoje Karjakin na liderança isolada, com 5 pontos, após sua vitória diante de Kramnik. Já Carlsen conseguiu não vencer sua partida contra Svidler, na qual os comentaristas apontavam clara vantagem para o norueguês, que imputava um forte ataque ao seu adversário.

A despeito do resultado do torneio, Carlsen não parece na sua melhor forma, posto que não vem reproduzindo sua habitual capacidade de encontrar, tal qual uma máquina, os lances mais exatos das posições.

A propósito, Carlsen não tem mais como vencer o torneio "no tempo normal"! Com 4,5 pontos ele divide a vice-liderança com Caruana e poderá apenas igualar o placar de Karjakin ou de Caruana, que se enfrentam na rodada final de amanhã! 

Para tanto, Carlsen, o único invicto do torneio até agora, precisa torcer para que Karjakin não vença seu jogo e ele consiga triunfar ante seu compatriota Agdestein, o menor Elo do grupo, que, embora ainda não tenha vencido na competição, vem fazendo boa campanha com 7 empates e apenas 1 derrota! 

Uma vitória de Karjakin, amanhã, faz dele campeão, sem precisar depender de ninguém. Minha aposta, porém, é que ocorram os resultados mais prováveis: empate entre Caruana x Karjakin e vitória de Carlsen, o que levaria a decisão para o blitz entre Karjakin x Carlsen! Será? Amanhã teremos a resposta!



Nenhum comentário:

Postar um comentário