sábado, 21 de junho de 2014

Carlsen reina de forma absoluta!

CARLSEN  CAMPEÃO MUNDIAL DE XADREZ CLÁSSICO,  FELIZ COM SEUS TROFÉUS DE
CAMPEÃO MUNDIAL TAMBÉM DE XADREZ RÁPIDO E DE XADREZ BLITZ (Foto: Site Oficial) 

Talvez estejamos vivenciando um momento inédito na história do xadrez. O GM norueguês Magnus Carlsen, campeão mundial do xadrez clássico, venceu também nesta semana, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o campeonato mundial de xadrez rápido e de xadrez blitz! 

Será que algum mortal já conseguiu ser o campeão vigente nas 3 principais modalidades do nobre jogo? O fato é que o incrível feito de Carlsen, de apenas 23 anos de idade, consolida sua condição de maior estrela da geração atual do xadrez mundial. 

Até onde pode chegar o norueguês? Tendo chegado tão jovem ao topo, o que o motivará para seguir reinando absoluto? Certamente que uma de suas metas há de ser continuar quebrando recordes e de se tornar o primeiro humano a romper a barreira de 2900 no ELO STD! Aliás, essa marca, ele ultrapassou com folga agora em Dubai no ELO BLZ vivo, atingindo 2948 e superando o então líder, o GM americano Hikaru Nakamura, que também passou dos 2900, nesse mundial de blitz.

Os megaeventos de Dubai contaram com a presença dos maiores nomes do xadrez mundial. Foram distribuídos 400 mil dólares de prêmios, sendo 40 mil dólares para o campeão em cada uma das modalidades (rápido e blitz). Estiveram presentes 113 jogadores de 42 países, dentre os quais 97 GM's! 

O torneio de rápido, ocorrido de 16 a 18 deste mês, foi disputado em 15 rodadas. Carlsen chegou em primeiro, de forma isolada, com 11 pontos e 8 vitórias, 6 empates e 1 derrota. Na tabela ao lado, vemos o seu desempenho completo nesse torneio. Seu único revés foi justamente para Anand, seu desafiante pelo título mundial de xadrez clássico, no final deste ano. Com 10,5 pontos chegaram 4 jogadores, cujas posições foram definidas pelo critério de desempate: Caruana (2º), Anand (3º), Aronian (4º) e Morozevich (5º). O evento teve também a participação do GM brasileiro Alexandr Fier, que ocupou a 86ª posição, com 6,5 pontos. A classificação final está no chess-results (link).


No torneio de blitz, ocorrido nos dias 19 e 20, foram 21 rodadas. Carlsen após acirrada disputa com o GM russo Ian Nepomniachtchi, somou 17 pontos e se sagrou campeão, de forma isolada, com 14 vitórias, 4 empates e 1 derrota. Na tabela ao lado, vemos o desempenho total do campeão. O segundo lugar ficou para Nepomniachtchi, com 16 pontos. O terceiro lugar foi Nakamura, também com 16 pontos. O GM brasileiro Alexandr Fier ocupou a 91ª posição, com 9 pontos. A classificação final está no chess-results (link).

4 comentários:

  1. Diante de tão formidável desempenho do prodígio da Noruega, acho que já podemos considerá-lo o mais genial jogador de xadrez de todos os tempos, até porque muitas conquistas ainda estão por vir...

    ResponderExcluir
  2. Não sei se na época de outros campeões tinham torneios paralelos de rápido e blitz, porém aposto em uma variante: Carlsen não reinara como os de outrora por mais de uma década. Os resultados do torneio último na Noruega sugerem isso. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Diante da propagação de torneios que ocorre nos tempos atuais (basta ver que o mundial agora é anual) é provável que Carlsen não vença todos mesmo. Porém a expectativa é que ele sempre fique nas primeiras posições. Duvido, porém, que ele perca algum match que dispute nos próximos anos, principalmente se for valendo o título mundial. Nesse sentido, seu reinado haverá de ser longo! Quem viver, verá!

    ResponderExcluir
  4. Magnus Carlsen imbatível enquanto tiver vontade e motivação para jogar xadrez. Já disparado o maior jogador de todos os tempos. Acompanhei na íntegra os mundiais nas três categorias e ele não deixou dúvida alguma nas três conquistas. Gênio. Vê tudo. Meu grande ídolo! São Leopoldo/RS

    ResponderExcluir