quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Madrinha do Xadrez (por Fernando Melo)

A Academia de Xadrez Caldas Vianna tem resistido nesses seus quarenta anos de existência, graças à bravura de Dona Ana Sá de Melo, a nossa eterna presidenta de honra. Foi ela quem abriu as portas de sua casa e, ali na garagem, instalou com o apoio do seu marido, na primeira metade da década de 70, as primeiras mesas de xadrez sob o olhar atento e caridoso do seu irmão Abdias Sá, de saudosa memória. Ana é famosa entre os enxadristas pelo cafezinho que sabe preparar, mas o seu amor à arte de Caíssa é bem maior, tanto que é justo chamá-la de a Madrinha do Xadrez Paraibano. Hoje os seus filhos Sílvio e Fernando, já que o marido está aposentado, dirigem a Academia, sob a sua eterna vigilância  (Na foto, com seu filho Fernando Sá).

(Texto publicado ontem, 25/06/2013, por Fernando Melo, na coluna de xadrez de todas as terças-feiras, no Jornal Correio da Paraíba)

2 comentários:

  1. Oi Fernando, que história legal. Eu tenho um blog http://xadrezfeminino.wordpress.com/ e gostaria de te convidar a escrever a história da sua mãe e o xadrez para divulgarmos mais uma guerreira do nosso país. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ellen. Parabéns pelo blog. Sobre seu gentil convite, peço-lhe que façamos contato por e-mail, ok? Abraços!

      Excluir