terça-feira, 20 de novembro de 2018

Um Cavalo quase coroado a Rei

Por Rewbenio Frota


A sexta partida do confronto Ca x Ca teve participação intensa dos cavalos! Neste nível, os jogadores não têm nenhum tipo de predileção por uma peça ou outra, são para eles meras ferramentas de trabalho. Mas não se pode negar que entre nós, simples amadores e amantes do jogo, muitos guardam especial carinho por essa peça.

O astro da partida, sem dúvidas, foi cavalo do rei das pretas, conduzidas pelo desafiante Caruana. A partir do segundo lance até o 43. ... Cd2, momento em que Carlsen se viu forçado a trocar uma peça por 3 peões (logo em seguida seria apenas 1 peão pela peça), o fiel cavaleiro negro havia sido solicitado nada menos que 15 vezes (35% dos lances das pretas até então).

Logo após a aposta de Carlsen na troca de uma peça pelos peões adversários, o cavalo do rei de Caruana continuou a fazer sua tarefa, movendo-se mais 10 vezes até que se alcançou uma posição que, apesar de simplificada, guarda imensa complexidade (e veredito de mate em 30 lances para as pretas)! 

Pretas jogam e dão mate em 30 lances!

Como se viu na coletiva de imprensa após a partida, ambos os combatentes haviam considerada segura a fortaleza construída pelo rei branco em g6, mas os monstros computacionais que muitos aficionados têm em casa encontraram uma manobra mortal para as brancas que teria sido o coroamento extremo do trabalho do heroico cavalo de Caruana.

A ideia sugerida pelos computadores seria nada menos que surrealista, permitindo que o cavalo fosse encarcerado pelo bispo inimigo: 68. ... Bh4! (zugzwang) 69. Bd5 Ce2 70. Bf3 Cg1!!, agora 71. Bg4 teria deixado o cavalo fora de jogo. As variantes que se seguem não são elementares, mas pouco a pouco, mesmo as engines instaladas em celulares ou computadores mais modestos começam a perceber o brilhantismo da manobra. Na coletiva, a variante não chegou a ser discutida, mas é possível perceber que ambos começam a desconfiar que ali tem coisa!



Não culpemos os jogadores, até o Ogro de Baku, que além de sua mente privilegiada, também conta com potentes máquinas para seu divertimento analítico, disse em sua conta do Twitter que nenhum humano jamais faria isso, permitindo a prisão do cavalo.

Teria sido épico para o cavalo, que começou em g8, fazer todo o percurso até o outro extremo em g1 (teriam sido 27 movimentos) e coroar-se, mas não em dama ou torre tal como fazem os peões, mas em um segundo rei!

Um comentário:

  1. Que beleza de comentário Sá. O Frota que não é aquele, ufa, é um craque nos comentários. Abs.

    ResponderExcluir