quarta-feira, 7 de novembro de 2018

O primeiro Ca x Ca


Por Rewbenio Frota

Carlsen x Caruaana no Grenke Classic 2018 (Fonte: Chessbase)
Há muitos séculos que se movem sobre o tabuleiro as mesmas peças, símbolos de um antigo tempo hoje quase esquecido. Atrás das peças, porém, nunca são os mesmos jogadores… mudam sempre… Passam somente alguns anos, e eis que são completamente diferentes.

Esse pensamento saudoso surgiu agora, ao observar os nomes dos dois melhores jogadores de xadrez da atualidade, que em breve disputarão o título mundial: Magnus Carlsen (Noruega, nº1 do ranking mundial e Campeão do Mundo) e Fabiano Caruana (EUA, nº2 do ranking mundial e desafiante ao título). A sonoridade dos nomes, em especial as primeiras duas letras de cada sobrenome, que coincidem… Ca x Ca, fez-me imediatamente lembrar das iniciais que marcaram as disputas enxadrísticas por toda a década de 1980 e início dos anos 1990: K, de Kasparov e Karpov.

Quem não se lembra dos embates K x K?

Em cinco confrontos entre eles pela coroa mundial, foram jogadas 144 partidas, naquela que foi a maior rivalidade jamais vista em esporte algum! Se computamos o resultado geral de todas as partidas, Kasparov obteve apenas 2 vitórias a mais que Karpov!

Rivalidades assim são positivas para o xadrez, pois atraem a atenção do público, sempre ávido para ver o lado humano que se revela nesses momentos, mesmo no mais frio dos grandes mestres, angariando a empatia geral.

Desde 2013, Carlsen reina sem grandes rivais. Enfrentou Anand duas vezes, depois Karjakin, a quem só venceu no desempate (mas sem perder jamais o voto da opinião pública de que era o melhor do mundo). Seu reinado, porém, carece de um grande rival, assim como houve um Karpov para Kasparov, um Korchnoi para Karpov, um Spassky para Petrosian e um Smyslov para Botvinnik. É o rival valoroso que garante aos grandes campeões um lugar na história.

Caruana pode ser esse rival!

Ele é quase dois anos mais jovem que Carlsen, está praticamente empatado com ele no ranking internacional (a diferença é de somente 3 pontos, 2835 x 2832) e, embora leve desvantagem no retrospecto contra o campeão, é o jogador da nova geração que demonstra maior potencial de lhe causar dificuldades mais sérias (jogadores das gerações anteriores, como Kramnik e até mesmo Aronian, já não devem ter mais chances).

Ao contrário do russo Karjakin, desafiante de Carlsen em 2016, Caruana não tentará apenas se defender para buscar a sorte nos desempates. Ele demonstra maior ambição e profissionalismo que o russo, e seus resultados recentes comprovam isso.

Carlsen continua sendo o favorito, não há motivos para duvidar, mas o que se espera de Caruana é que esteja à altura do desafio, que traga problemas novos para o campeão e que não se intimide!

A nós, espectadores nostálgicos das grandes rivalidades, torcemos para que seja apenas o primeiro de muitos Ca x Ca.

Um comentário:

  1. Como sempre um belo texto... Deixando um gostinho na história desses dois mestres do Xadrez... Vamos a guardar o resultado.

    ResponderExcluir