quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Ca x Ca: morno no tabuleiro, fervilhando no campo da conspiração!


Por Rewbenio Frota

Ca x Ca é um duelo de iguais! A diferença de força medida pelo rating é estatisticamente irrelevante, 3 pontos, e os dois têm dominado o xadrez nos últimos anos: Carlsen como o campeão indiscutível e Caruana como o mais valoroso desafiante, tendo em vista o retrospecto recente nos torneios de elite.

Empates em partidas de campeonatos mundiais não são de surpreender ninguém. Partidas que seriam jogadas até o limite da imperícia por capivaras do mundo todo, são acordadas como empate quando estão frente à frente dois representantes do Olimpo de Caíssa, pois para eles é melhor tentar pegar o outro de surpresa na próxima partida do que tentar tirar leite de pedra numa posição estéril.

O match parece andar por caminhos monótonos... Porém, não podemos nos esquecer que, novamente, temos um representante dos EUA na disputa e, a exemplo de Fischer contra Spassky, podem acontecer lances importantes (e nada inocentes) fora do tabuleiro!

Por exemplo, foi divulgado pela equipe do Caruana um vídeo que dá pistas sobre sua preparação de abertura, pelo menos uma meia dúzia de variantes específicas que estariam (ou não) no repertório do norte-americano. O vídeo já não está mais online (mas foi copiado por milhares).

Seria uma tremenda capivarada do time de Caruana em não revisar o vídeo antes de publicar, ou uma manobra estratégica de desinformação, para causar alguma confusão no campo adversário?
Vale lembrar que o atual presidente dos EUA foi eleito e governa auxiliado por uma estratégia de desinformação, com uso deliberado de redes sociais, aparentemente sem objetivo claro, mas dentro de uma estratégia de deixar as pessoas confusas, sem saber no que confiar.

Seria isso do feitio de Caruana? Pessoas que o conhecem pessoalmente acham que não, mas há todo um time por trás dele, patrocinadores e, afinal, com o exemplo dado pelo próprio presidente da nação , será que alguém não decidiu tentar, sem sequer consultar o desafiante?

Veremos se alguma das variantes vai de fato aparecer nos tabuleiros, que é onde realmente as coisas se decidirão nesse Ca x Ca, ou se o mero fato de ter aparecido esse vídeo pode minar a confiança de Caruana ou atiçar a curiosidade de Carlsen, atraindo-o provavelmente para uma armadilha bem preparada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário