domingo, 31 de dezembro de 2017

Enxadrista do Ano na Paraíba


Está aberta mais uma edição do Enxadrista do Ano na Paraíba, numa iniciativa conjunta do blog Reino de Caíssa e da Federação Paraibana de Xadrez, cujo vencedor de 2017, entre os 3 nomes indicados, será aquele com maior votação entre os leitores, até o dia 31/01/2018.  A seleção buscou levar em  conta o nível de atividade e as conquistas relevantes de cada um, no ano, cabendo livremente ao leitor fazer a sua escolha. Os indicados, por ordem alfabética, são: Doriedson Lemos, MF Luismar Brito e Luiz Antonio da Silva Tomaz.

Pedimos aos leitores que participem e colaborem conosco nessa escolha do Enxadrista do Ano de 2017 na Paraíba, cujo vencedor receberá um Certificado da FPBX, por ocasião do IX Memorial Bobby Fischer, em março de 2018.  Quanto mais votos, maior será a efetividade da escolha.

Os votos poderão ser dados, por meio de mensagem nesta postagem, pelo e-mail samelojp@gmail.com, ou pelo WhatsApp 83-999712600, até o dia 31/01/2018.

O vencedor será divulgado antes do início da 2ª rodada do IX Memorial Bobby Fischer, no dia 16 de março de 2018.

Vamos a uma breve apresentação dos indicados, considerando seus desempenhos em 2017:

Doriedson Lemos consolidou-se como um dos jogadores mais atuantes e de maior força do xadrez paraibano e desponta sempre como um dos principais favoritos a vencer as competições no Estado. Em 2017, sua conquista mais significativa e de grande relevância histórica foi sem dúvida o título inédito de campeão paraibano. Outro triunfo de notável expressão foi o primeiro lugar no Norte-Nordeste de Xadrez Blitz, realizado em Campina Grande, com a participação de muitos dos melhores jogadores do Estado. Doriedson também foi o campeão de 3 edições de torneios amistosos de Blitz ocorrido no Sucaçaí, em Campina Grande, com a presença de jogadores de ponta do xadrez dessa cidade, assim também como triunfou na V etapa do Circuito de Blitz da AXCV, ocorrido ontem, quando superou também alguns dos melhores enxadristas da Capital.


MF Luismar Brito seguiu sua trajetória de um dos jogadores mais atuantes do xadrez nacional e manteve com folga a melhor classificação de um paraibano no ranking de brasileiros na FIDE. Ele encerra o ano de 2017 com rating de 2317, sua melhor marca desde janeiro de 2011! Sua grande conquista do ano foi, claro, o título de campeão invicto da Semifinal II do Campeonato Brasileiro, ocorrido em novembro, na cidade de Natal,  que lhe credenciou para mais uma Final de Brasileiro. Sua campanha foi marcante, eis que venceu as 5 partidas iniciais e empatou as duas restantes. Todos os seus adversários possuíam ELO acima de 2000 pontos, sendo 6 deles superiores a 2140!


Luiz Antonio da Silva Tomaz também é hoje um dos maiores destaques do xadrez paraibano e sempre que participa dos torneios realizados no Estado está credenciado entre os principais favoritos a se tornar o campeão. Em 2017 seu maior feito foi alcançado no Aberto do Brasil  Xadrez Potiguar, realizado em Natal, no mês de março, quando terminou em 5º lugar, após ter conseguido vencer o MF Paulo Jatobá (2393), defendendo, portanto, sua invencibilidade contra o mestre baiano, dado que no confronto anterior entre ambos, o jovem paraibano também tinha levado a melhor. Nesse Aberto em Natal, Tomaz chegou na última rodada, jogando na mesa 1 contra o então MI Yago Santiago (hoje GM), com chances de título se vencesse o desafio, o que, embora não tenha acontecido, retrata bem a excelente performance do nosso talentoso jogador. Outras conquistas relevantes sua foram o primeiro lugar na II Copa AXCV, que o credenciou para o Torneio dos Candidatos à Final do Paraibano em 2018, e na I Etapa do Circuito de Xadrez Rápido da FPBX, ocorrido em novembro, em Campina Grande, com a presença de diversos jogadores de destaque do Estado!

20 comentários:

  1. Embora Luiz Antônio também tenha se destacado bastante neste ano de 2017, meu voto vai para Doriedson. Aproveito para desejar um Feliz Ano a todos os leitores deste conceituado blog.

    ResponderExcluir
  2. Meu voto vai para Doriedson.

    Feliz 2018!

    ResponderExcluir
  3. Três excelentes jogadores, porém o meu voto vai para o Mestre Luismar Brito, pois venceu a Semifinal II de forma invicta, somando-se ao fato de ter mais de 50 anos de idade!!

    ResponderExcluir
  4. Feliz indicação dos três nomes. Meu voto vai para Luiz Antonio Tomaz.

    ResponderExcluir
  5. Indicação dos três nomes bem escolhidas pelo ano 2017.Todavia,ganhar uma semi invicto não eh nada fácil. Voto Luismar.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Agradecemos a participação e o voto está computado. Sugerimos, porém, que se identifique, por gentileza.

      Excluir
  7. Meu voto é para Luismar Brito ,sem demerecer os feitos dos demais.

    ResponderExcluir
  8. Meu voto vai para "o homem de gelo", agora de Campina Grande, Doriedson Lemos, por enquanto, ainda meu ponto por aqui! Tomaz precisa de um pouco mais de experiência e Luismar, com experiência sobrando, agora é nosso professor.

    ResponderExcluir
  9. Lismar Brito o Melhor!!!
    Erastro Trajano.

    ResponderExcluir
  10. Meu voto este ano vai para o amigo Doriedson Lemos. Jota Virgolino. SHOW DE CHESS!!!

    ResponderExcluir
  11. Meu voto vai para Luismar Brito

    João Eudes

    ResponderExcluir
  12. Voto no MC Doriedson (MC = MESTRE CAPIVARA, título conquistado com muita luta no CXCG). Parabéns! Ivson

    ResponderExcluir
  13. Voto em Luismar Brito, em especial pela classificação para o Brasileiro.

    ResponderExcluir
  14. Meu voto vai para Luismar Brito.

    ResponderExcluir