sábado, 30 de dezembro de 2017

Carlsen é campeão mundial de Blitz!

Carlsen, tricampeão mundial de Blitz!
Fonte (site oficial)
Terminou hoje na Arábia Saudita o Mundial de Blitz, com 138 jogadores presentes. A vitória foi de Magnus Carlsen, que somou 16 pontos em 21 rodadas, sagrando-se campeão pela terceira vez (2009, 2014 e 2017). O título veio com uma rodada de antecedência e 1 ponto e meio de vantagem sobre o vice-campeão e o 3º lugar, Karjakin e Anand, respectivamente, que somaram 14,5 pontos. 

Apesar da grande campanha, com 13 vitórias, 6 empates e apenas 2 derrotas, Carlsen viu decrescer seu ELO FIDE em 21 pontos! A explicação talvez seja seu estratosférico rating de 2986 pontos no início do evento, o que representava incríveis 123 pontos acima do seu oponente mais próximo, Aronian! Conseguir, portanto, aumentar ou até mesmo manter tal nível de pontuação parece mesmo algo sobre-humano! 

Vale registrar também a campanha de Anand, que, após tornar-se campeão mundial de Rápido nesta semana, terminou o Blitz em 3º lugar, com apenas 1 derrota! Foram 9 vitórias e 11 empates, o que lhe rendeu +61 pontos no seu ELO FIDE. 

E quem também esteve nesta competição foi o "nosso" MF russo Andrey Esipenko, que, "no alto" dos seus 15 anos, somou 102 pontos no seu rating da modalidade! Ele terminou em 41º lugar, obtendo 11,5 pontos, com vitórias contra estrelas do naipe de Ivanchuk e Grischuk e empates contra Mamedyarov, Leko, Wang e Harikrishna! Quanto ao seu novo duelo contra Karjakin, após sua badalada vitória no Rápido, o vice-campeão mundial desta vez triunfou, conseguindo vencer a revanche, no Blitz! 

No feminino, o título ficou com a GM da Geórgia, Nana Dzagnidze, com 16,5 pontos, em 21 possíveis. A vice-campeã foi a GM russa Valentina Gunina, com 16 pontos, enquanto o terceiro lugar ficou com a GM chinesa Wenju Ju, a campeã do Rápido, que somou 14 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário