terça-feira, 20 de junho de 2017

Fier brilha no Continental!

Fier, em foto do seu Facebook, comemora sua
classificação para a Copa do Mundo!
O GM brasileiro Alexandr Fier conseguiu sua 5ª classificação seguida para a Copa do Mundo de Xadrez, que, este ano, vai acontecer em "sua casa", no mês de setembro, em Tbilisi, na Geórgia, local onde Fier mantém residência. Sua participação no Continental da Colômbia foi mesmo notável! Foram 11 rodadas, nas quais Fier obteve 4 vitórias iniciais, seguidas de 5 empates, após o que sobreveio 1 vitória e, na última rodada, 1 empate contra o GM Eduardo Iturrizaga (COL - 2663), o pré-ranqueado número 1 da prova e melhor Elo FIDE da América do Sul, na atualidade! Com essa campanha invicta, Fier terminou a prova na 9º colocação, com 8 pontos, e garantiu lugar, junto com mais 5 jogadores com igual pontuação, na disputa pela última vaga da Copa do Mundo, ainda em aberto, na ocasião. Todos partiram para o torneio de desempate, no ritmo de 15'+10''. Após as 4 rodadas iniciais, Fier somava 3 pontos (2v, 2e) e dividia a liderança contra ninguém menos do que Iturrizaga! E qual era o confronto da tabela na última rodada? Exatamente Fier x Iturrizaga! Uma legítima decisão pela última vaga da Copa do Mundo! Deu Fier! Assim, o brasileiro terminou invicto também no torneio de desempate, coroando de extremo êxito sua participação no Continental e garantindo vaga de mais um brasileiro no cobiçado evento internacional da Geórgia, que terá ainda o GM Felipe El Debs, classificado no Zonal 2.4, ocorrido em Florianópolis, no último mês de abril. Foi mesmo um torneio brilhante de Fier, que, certamente, guardará na memória esse seu grande feito em terras colombianas! Confira aqui a partida final de desempate entre Fier e Iturrizaga, obtida do site do GM Rafael Leitão. Parabéns a Alexandr Fier por essa brava conquista e muito boa sorte na Copa do Mundo!

7 comentários:

  1. E quanto ao Krikor e o Leitão? Nada deles nessa empreitada?
    Vi poucas partidas do Fier, mas fiquei fascinado pelo que já vi. Tem uma delas que montei, achada em uma revista de xadrez extinta aqui no Brasil, de 2005, em que ele comentava uma partida contra o Krikor, extremamente emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Krikor participou do evento, mas não se classificou para a Copa do Mundo. Somou 7,0 pontos e ocupou a 21ª posição, como já informado na postagem anterior. Quanto a Leitão, ele não esteve presente nesse Continental.

      Excluir
  2. Parabéns ao Fier. A propósito: são quantas vagas para a Copa do Mundo? Abs e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse Continental estavam em jogo 6 vagas para a Copa do Mundo, porém alguns já estavam pré-classificados: Córdova (PER), Cori (PER), Kovalyov (CAN)e Flores (ARG).

      Dentre esses, os 3 primeiros citados ocuparam posições de classificação para a Copa do Mundo, o que propiciou a cessão dessas vagas para os seguintes na classificação final do Continental.

      Assim, em função desse torneio na Colômbia, garantiram presença no evento da Geórgia: Samuel Sevian (EUA), Ramirez Delgado (PAR), Axel Bachmann (PAR), Lazaro Bruzon (CUB), Alonso Bacallao (CUB) e Alexandr Fier (BRA).

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento. Zirpoli

      Excluir
  3. Apenas uma retificação:
    Iturrizaga tem o maior rating da América do Sul e não da América Latina.
    O n.1 da América Latina é o cubano Domingues. Mas ainda assim o feito de Fier foi gigantesco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela observação! Corrigimos a informação no corpo da postagem.

      Excluir