sábado, 24 de junho de 2017

Os 70 anos de Asfora!

MF Marcos Asfora
Por FERNANDO MELO

O xadrez do Nordeste vive hoje um dos seus melhores dias ao comemorar os 70 anos do MF Marcos Asfora, decano do xadrez de Pernambuco e uma grande figura humana. Falar de Asfora é para mim motivo de satisfação, principalmente num dia como o de hoje. Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, um dos maiores jogadores do xadrez postal que o Brasil conheceu, já tendo sido campeão nacional. Detentor de maior numero de finais de Brasileiro e também autor da partida mais longa jogada no país, ao vivo.

Tudo isso ainda é pouco, se não falarmos do Asfora como ele realmente é. Me refiro ao seu espírito de defensor do desenvolvimento do xadrez em Pernambuco e no Nordeste, onde exerce conhecida liderança e carisma. Como falar do consagrado Torneio Nordestão sem lembrar Marcos Asfora?

Conheço Asfora desde 1976, já estive com ele várias vezes e sempre o encontrei a mesma pessoa. Torneio que Asfora participa tem um brilho especial, porque ele, apesar de não muito falante, cativa facilmente as pessoas, pelo simples fato de ser respeitado por todos por sua longa história de amor ao xadrez.

Como se não bastasse, Asfora tem agora a iniciativa feliz de homenagear os dois maiores nomes da história recente do Xadrez de Pernambuco: Dr. Luiz Tavares e Eduardo Asfora! O Torneio que começa no segundo fim de semana de julho próximo, vai certamente reunir um grande número de enxadristas da região. E desde já, registro, com satisfação, um fato que deve acontecer e que é raro: estarão presentes 4 diretores da Confederação Brasileira de Xadrez, o GM Darcy Lima (presidente) o AI Antonio Bento, e os MF Marco Asfora e Maximo Macedo (todos vice-presidentes).

Estaremos lá, com uma boa delegação de paraibanos. A convite de Asfora, farei a abertura com um breve discurso sobre os dois homenageados.

Estou feliz, ao poder parabenizar Asfora por tudo que ele tem feito pelo xadrez e hoje, especialmente, pelos seus bem vividos 70 anos!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário