terça-feira, 6 de junho de 2017

Nossa visita ao Paladino!

Por FERNANDO  MELO

O mestre Luís Macedo - Paladino do Nordeste - está convalescendo de maneira bastante satisfatória, graças à vontade do Homem lá de cima! Confesso que minha ida à Natal , para participar do Aberto do Brasil, tinha uma motivação maior, que era exatamente fazer uma visita ao Paladino, onde fomos (Petrov Baltar e Genildo Gomes foram comigo) bem recebidos pela matriarca Dra. Albanita. 

Foi uma visita de uns 40 minutos, onde o Paladino
participou da metade desse tempo.

Mostrava-se disposto no alto dos seus 94 anos de idade e a certa altura perguntou a Petrov como estava indo no torneio. Quis saber também a posição de Genildo e também a minha

Todos são cientes que o Xadrez Potiguar está bem desenvolvido com a realização de importantes eventos ao longo de sua historia, atraindo jogadores de todo o território nacional, uma vez que é dirigido pelo competente AI Igor Macedo, neto do Paladino. Mas o início dessa história, passa certamente por  Luís Macedo, pai de Máximo e Alexandre. A educação de seus filhos teve o xadrez como uma ferramenta importante, razão porque podemos afirmar que a base do sucesso do xadrez potiguar existe, em boa parte, graças ao pioneirismo do Paladino do Nordeste. 

Sabemos que o MF Maximo Macedo é vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez e seus dois filhos têm títulos internacionais, como é o caso do Árbitro Internacional Igor Macedo e do Mestre Internacional Iack Macedo. E temos ainda o seu irmão Alexandre Macedo, que é um jogador experiente e difícil de ser batido. Portanto, uma família de enxadristas, cujo nome ecoa em todo o Brasil pela dedicação e amor à arte de Caíssa! 

Fiquei feliz em ver que o Paladino está recuperando a saúde e que já encontra disposição para umas partidas de blitz com seu filho Alexandre. 

Em breve, devo publicar neste blog, uma foto do Paladino vestindo a camisa do VIII Memorial Bobby Fischer, torneio que ele não participou por razões de saúde, mas que foi lembrado como se lá estivesse, daí ter recebido, nessa nossa visita, a camisa do torneio, o qual demonstrou gratidão pela lembrança.

2 comentários: