quinta-feira, 29 de junho de 2017

Doriedson reforça xadrez campinense!

Doriedson e Evandro, em primeiro plano, com Paulo e Rafael,
ao fundo, na Sucaçaí: xadrez campinense mostra seu vigor!
Não há dúvida de que o xadrez de Campina Grande é um dos mais valorosos do Nordeste, com jogadores respeitados na região, por seu destacado nível técnico. 

Sem querer desmerecer todos os outros Estados dessa parte da Federação (até mesmo por não conhecermos com profundidade a realidade do seu xadrez), supomos que esse time de Campina Grande, ao se somar com aquele de João Pessoa, formado por outros enxadristas também bastante competitivos, faz da Paraíba, candidata a apresentar o melhor xadrez do Nordeste! 

Talvez Pernambuco possa estar um pouco na frente, mas não nos surpreenderia se, num match entre as principais forças desses Estados vizinhos, a Paraíba pudesse sair vitoriosa. 

Naturalmente que somos suspeitos em fazer essa avaliação, mas o objetivo é nobre, por buscar, acima de tudo, o bom combate entre o xadrez nordestino, que tem se mostrado vigoroso  nos últimos anos, com grandes competições e torneiros regulares em praticamente todos os seus Estados.

Ivson x Paulo! Assistem Doriedson, Jovany, Tejo e Thiago!
E quanto à "rivalidade" entre Campina Grande e João Pessoa? Quem tem o melhor xadrez? Difícil cravar uma resposta... Lá tem Paulo Barbosa, Evandro Rodrigues, Rafaell Wanderely, Ivson Miranda, Jovany Medeiros, João Tejo, Fabson Palhano, Thiago Ribeiro, dentre outros. Aqui tem Francisco Cavalcanti, Luismar Brito, Douglas Torres, Rondinelle Pessoa, Luiz Antônio Tomaz, Renato Oliveira, Arthur Olinto, e mais alguns. 

Ocorre que no momento, Campina Grande parece marcar um tento, ao "comprar o passe" de um dos mais destacados jogadores de João Pessoa! É que Doriedson Lemos fixou residência por lá, "desfalcando" o time da capital e "reforçando" a equipe interiorana!

Guardadas as devidas proporções, tal fato faz-nos lembrar de mudanças famosas entre rivais no futebol, quando, por exemplo, Bebeto, anos atrás, trocou o Flamengo pelo Vasco, o que, aliás, foi bem traumático para nós rubro-negros!

Exageros à parte, o fato é que torcemos pelo sucesso de Doriedson Lemos, esteja ele onde estiver, pois se trata de um dos nossos melhores enxadristas e, certamente, candidato à maestria no futuro próximo. 

A propósito, nas fotos que ilustram esta matéria vemos que o novo integrante do xadrez campinense motivou ainda mais o seleto grupo de jogadores locais, que comparecem para participar de partidas de blitz na Lanchonete Sucaçaí, de propriedade de Evandro Rodrigues, principal "point" do xadrez daquela cidade.

Ficamos realmente animados com a vitalidade do xadrez campinense, que reflete, claro, a força do nobre jogo na Paraíba. 

E se você pensou num match entre João Pessoa e Campina Grande, para definir quem é o melhor, devemos dizer que esta seria mesmo uma ótima ideia! De nossa parte (assim como não poderíamos torcer para Bebeto no time rival), aqui também, excepcionalmente, não esperaríamos triunfos de Doriedson, pois estaríamos ao lado, claro, do time pessoense!

Tudo isso, em verdade, não passa de um boa provocação! Aliás, sabemos todos que, nesse movimento, temos apenas um único vencedor: o xadrez paraibano!

5 comentários:

  1. Ao ler essa matéria, senti-me orgulhoso com a possibilidade de a Paraíba ostentar o xadrez mais competitivo do Nordeste! Será mesmo? Todos sabemos que Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará também possuem enxadristas de grande força, mas vale lembrar que o último Nordestão (corrijam-me se eu estiver errado) foi ganho pelo MF paraibano Luismar Brito. Confesso que gostaria muito de assistir a um match entre Paraíba e Pernambuco, com os 5 ou 6 melhores enxadristas de cada estado jogando todos contra todos, em dupla volta! Seria sensacional! Quem sabe se as federações dos dois estados não poderiam abraçar essa ideia e promover esse interessante confronto, sob a organização do competente Fernando Sá, ainda este ano? Vamos aguardar... ao colega Doriedson, desejo-lhe boa sorte na sua nova "casa".

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ter Doriedson aqui Fernando, sangue novo nos potes dificílimo de ganhar, principalmente por causa dos pitacos, é claro. É bom lembrar, também, que tem o clube de xadrez, com sede agora no AABB, com muita movimentação nas terças-feiras... tá sobrando xadrez por aqui. Ótima reportagem, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Excelente "sacudida" no xadrez paraibano. Parabéns a Fenando Sá e ao mestre Doriedson. E aqui eu relembro o saudoso tribuno campinense Raymundo Asfora: "João Pessoa, Campina Grande não tem inveja de ti!" Vida longa ao Xadrez Paraibano!

    ResponderExcluir