terça-feira, 21 de junho de 2016

O ilustre Tartakower!

Por Fernando Melo

Faz tempo que conheço o xadrez do GM Savielly Tartakower (1887-1956), de quatro nacionalidades, sendo russo de origem, depois austriaco, polonês e finalmente francês. Na última Guerra Mundial (1939-1945), serviu ao exército livre francês sob o comando do general Charles de Gaulle. Jornalista de xadrez de rara inteligência, autor de vários livros, adotados ainda hoje. Faz gosto estudar as parridas de Tartakover, a quem Najdorf chamava de "Meu mestre!".  Formado em Direito, falava alemão e ftancês fluentemente. Na juventude, enquanto estudante, frequentava os cafés em Viena, onde se jogava xadrez. E foi alí que conheceu, entre outros Carl Schlechter, Géza Maróczy, Milan Vidmar e Richard Réti. Na primeira Guerra Mundial ele serviu ao exército Austro-Hungaro como oficial de pessoal em vários postos, tendo ido para a frente russa com a infantaria do regimento vienense,

Tartakover é considerado como uma das personalidade mais notáveis do xadrez do seu tempo. Harry Golombek traduziu o livro dos melhores jogos de Tartakower e no prefácio escreveu, com uma tradução não muito boa, mas que dá para entender. Vejamos: "Dr. Tartakower é de longe o mais culto de todos os mestres de xadrez que já conheci. Sua extremamente bem guardada mente e sempre fluindo sagacidade nativa, fazer conversa com ele é uma delícia perpétua. Tanto é assim que eu contá-lo como uma das atrações mais brilhantes um torneio internacional pode aguantar para mim que o Dr. Tartakower pode ser um dos participantes. Seu discurso e pensamento são um pouco de uma mistura mordenizada de Baruch Spinoza e Voltaire; e com ele toda uma pitada de originalidade paradoxal que é Tartakower essencial.   

Entre as aberturas preferidas deste genial jogador, está a nossa querida Bird, e entre as defesas, nada menos do que o nosso xodó atual, a Holandesa. Basta isso para que eu possa dizer o quanto me interessa o estudo das partidas deste ilustre Tartakower!  




Um comentário:

  1. Fernando Melo, acrescento que o genial Tartakower ajudou a popularizar 1-b4, devido à sua partida contra Maroczy em Nova York 1924.
    É dito que ele visitou um zoológico antes da partida e ficou encantado com um orangotango e pra sair da teoria jogou b4. Esta abertura tem 3 nomes: Orangotango, Polonesa e Sokolsky.

    ResponderExcluir