domingo, 19 de junho de 2016

I Mundial da FIDE

Por Fernando Melo

Mundial 48: Smyslov e Keres 
Com a morte de Alekhine em 1946, portanto há 70 anos, o trono de campeão do mundo ficou vago. Dois anos depois, já com a existência da FIDE, foi realizado um torneio, com seis jogadores, considerados os melhores de então, e cujo vencedoe seria oonsagrado como o novo campeão do mundo. Os indicadoas foram: Miguel Botvinnik, Vassily Smylov, Paul Keres (todos da URSS), Samuel Resshevsky e Ruben Fine (EUA), Max Euwe (Holanda), só que Fine declinou do convite e o torneio foi realizado com os cinco primeiros da relação acima. Cada jogador enfrentar cada adverário cinco vezes!

Vejamos o resultado desse Match histórico. Botvinnik foi o grande vencedor, somando 14 pontos em 20, com 10 vitórias, 8 empates e 2 derrotas. Smyslov veio em segundo com 11 pontos, seguido de Reshevskye  Keres, ambos com 10,5 e por último Euwe com apenas 4 pontos!

Das 50 partidas jogadas, Botvinnik foi o autor da mais longa e também da mais curta, jogando de brandas, ele empatou com Smyslov em 80 lances, e empatou com Euwe em 14 lances. A Abertura Ruy Lopes foi a mais jogada,, 13 vezes. Os árbitros do evento foram Milan Vidmar (titular) e Alexander Kotov (auxiliar). A premiação foi a seguinte : 5 mil dólares para o campeão,  3 mil para o segundo, 2 mil para o terceiro, 1.500 para o quarto e 1 mil dólares para o quinto. Podemos assim constatar que a premiação hoje está diferente, bem diferente, muito diferente. Carlsen ganhou um milhao de dólares ao se tornar campeão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário