quarta-feira, 15 de junho de 2016

As qualidades de Speelman!

Por Fernando Melo

Existem estudiosos de xadrez, teóricos, críticos, analistas que merecem de todos nós a devida atenção, pela boa qualidade do trabalho que realizam. Um deles é Speelman. Sim, estamos falando do GM  inglês Jonatahn Speelman, 59 anos, um nome altamente respeitado no cenário internacional. Foi campeão britânico nos anos de 1978, 85 e 86. Ele se classificou para dois Torneios de Candidatos (cujo vencedor desafia o campeão do mundo). No ciclo de 1989/90, ele venceu Yasser Seirawan por 4-1 e Nigel Short por 3,5 a 1,5 e perdeu para Jan Timman, na fase semifinal, por 4,5 a 3,5. No ciclo seguinte, 1990/93, Speelman perdeu para Nigel Short por 3 x 2 e 5 empates. 

Nos anos 80 e 90, Speelman pontificava entre os melhores, chegando a 4º melhor do mundo no ano de em 1989. Atualmente, Speelman escreve no ChessBase, onde tem uma excelente coluna, analisando com bastante informações, partidas importantes. Seus livros são muitas vezes altamente técnicos sendo que os mais conhecidos são Endgame Preparação e Análise Endgame.

Estudando, como venho fazendo, a Defesa Holandesa, me deparei com um embate entre Kasparov x Speelman, partida esta jogada em Londres, em 1989. Estou começando a conhecer os segredos desta defesa e posso acreditar que quem não a conhece, jogando de brancas, pode enfrentar surpresas, como essa de Kasparov. Èra dificil naqueles anos, alguém derrotar Kasparov, sabemos disso, muito mais ele jogando com as brancas. Mas na partida em questão, ele abandonou no movimento 47 ...Ce6 Kasparov estava com as seguintes peças:Rg4, c5 e Ta7, enquanto Speelman contava com Re5, Te3, Ce6 e c6, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário