terça-feira, 14 de junho de 2016

Meu amigo Che!

Por Fernando Melo

Hoje é o aniversário de nascimento do Comandante Ernesto Che Guevara de la Serna. Foi exatamene no dia 14 de junho de 1928 que ele nasceu na cidade de Rosário, Argentina. Sua ligação com o jogo de xadrez começou muito cedo. Ele aprendeu com o seu pai quando ainda era uma criança e a partir dos 12 anos já participava de torneios locais. Em 1948 ele entrou na Universidade de Buenos Aires, para estudar Medicina.

Todos conhecem sua vida como revolucionário. Morreu jovem, muito jovem, bastante jovem, aos 39 anos! Passei uns três dias sem acreditar... mas não quero falar do Che revolucionário, mas sim do Che enxadrista, falar do meu amigo Che! O fato é que sua atividade revolucionária interrompeu seu interesse pelo xadrez, mas quando ele estava no poder, após a Revolução Cubana, como diretor do Banco Nacional e Ministro da Indústria, subscreveu o renascimento do Memorial Capablanca que havia sido interrompido por golpe de Batista em 1952.

O Memorial Capablanca tornou-se o torneio mais bem pago do mundo, graças ao empenho de Che, não esquecendo que Fidel Castro também era e é um apaixonado pelo xadrez, e consequentemente apoiava essa iniciativa do Comandante É bom lembrar que Che organizou a Olimpíada de 1966, em Havana, na qual participou os melhores jogadores do mundo, inclusive Bobby Fischer O espaço está acabando e gostaria de encerrar dizendo uma frase de Guevara: "O Xadrez constitui um dos meios eficazes para a educação e formação do intelecto do homem".. 

5 comentários:

  1. Eu prefiro essa daqui: "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros" (Che).

    ResponderExcluir
  2. Se ele nasceu no dia 16 de junho, então seu aniversário de nascimento é quinta-feira, não é Fernando?

    ResponderExcluir
  3. VOCÊ TEM RAZÃO, CÉU; EU ERREI AO COLOCAR 16. CHE NASCEU NO DIA 14!PORTANTO, HOJE! ABS!

    ResponderExcluir
  4. Ele não era genocida? Esse comentário merece ser apagado?

    ResponderExcluir
  5. Se o significado da palavra genocida for o que consta no dicionário Aurélio, vc tem razão.

    ResponderExcluir