sexta-feira, 10 de junho de 2016

A Holandesa de Malaniuk

Malaniuk é mestre na Holandesa
Por Fernando Melo
(Para o mestre Francisco Dantas)


Hoje fui a barbearia, como faço uma vez no mês, do meu amigo Antonio. Para minha felicidade, eis que vejo entrar no salão o Mestre Francisco Dantas, Enquanto aguardavámos a tesoura de Antonio, ficamos conversando e o assunto não podia ser outro, e desta vez - aprendo muito quando converso com Dantas - o mote foi a Defesa Holandesa.

Aprendi em meia hora ou que podia ter aprendido durante um mês inteiro. Dantas foi direto ao ponto. Tem um Grande Mestre, me dizia ele, chamado Wlademir Malaniuk que usa muito essa defesa e que chegou a ser citado por Anatoly Karpov como um profundo  conhecedor da Holandesa.

Dantas me deu umas dicas, que por enquanto guardo sob sete chaves, e o fato é que fiquei bastante satisfeito, pois saberei explorar o tema com a mesma paixão de sempre, quando me debruço sobre algo que me interessa. Malaniuk é ucraniano e está com 58 anos. Ele é considerado um dos melhores jogadores do mundo de xadrez rápido, pois tem um talento raro nessa modalidade..Foi três vezes campeão do seu país. Sua fiel adesão à Defesa Holandesa, ajudou a moldar uma nova abordagem dinâmica ao sistema na década de 1980 e isso levou a um drámatico ressurgimento do interesse O fato é que Wlademir Malaniuk é uma fonte de estudo especial para quem quer se aprofundar na Dutch Defence. 

3 comentários:

  1. Obrigado mestre Fernando. Nossas conversas gravitam quase sempre em torno de Bobby Fischer,e...é impossível não falar em Xadrez quando o assunto é Bobby Fischer.E assim, conversa vai, conversa vem, vamos partilhando conhecimentos e experiências, que não são poucas, e quando termina, vou me embora mais fortalecido com conhecimentos da arte do nobre jogo e da vida.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, faz sentido: a Holandesa parece a Bird de pretas ... agora seu tempo dedicado à sua abertura favorita DOBROU. Valeu, Dantas! - agora tá mais difícil Fernando sair de seu estado febril enxadrístico.

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão, Mestre Ivson! Se a Bird é a minha Dulcineia, a Holandesa pode ser a minha Capitu! É paixao dobrada!

    ResponderExcluir