quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A "barriga" de Leontxo


Dispensável dizer da importância que tem o jornalista espanhol Leontxo Garcia (FOTO) na divulgação séria e responsável do xadrez internacional. Sua coluna no El País, é muito lida em todo o mundo e ele é muito bem informado.
Mas aconteceu algo estranho que vou agora contar para o leitor, não com a intenção de criticar Leontxo, mas o fato merece ser divulgado porque é notícia bem curiosa. Como um jornalista como Leontxo comete semelhante "barriga", ou seja, uma informação errada?


Semana passada, estudando aqui na Academia Caldas Vianna com Alexandre César, este me chamou a atenção  para uma partida em que Fischer toma a dama de Reshevsky logo na abertura. Não lembrava ter visto e fiquei muito curioso e interessado. Como Alexandre tinha me dito que Reshevsky  tinha abandonado logo, pois viu o video de Leontxo, fui no Chessgames.com e dei uma olhada no embate entre esses dois norte-americanos. Não encontrei nenhuma partida em que Fischer ganhasse para o seu compatriota em poucos lances. Fiquei intrigado Comecei a procurar com mais calma. Vi o video de Leontxo mais de uma vez e então descobri que Reshevsky realmente perdera a Dama na abertura, que a partida ficou muito famosa, e que Reshevsky abandonou logo, etc! Para minha surpresa, fui ver finalmente a tal partida e armei o tabuleiro! Fischer ganhou a Dama por duas peças menores e a partida contou com 42 lances! Ela foi jogada no Campeonato dos Estados Unidos 1958/59, com Fischer conduzindo as brancas e enfrentando uma Defesa Siciliana..Não quero fazer mais nenhum comentário, apenas registrar o fato que me deixou muito surpreso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário