domingo, 20 de setembro de 2015

Que sirva de lição



Vejam Naka usando as duas mãos para rocar
Chamo a atenção dos dirigentes, árbitros e jogadores de xadrez para o que aconteceu na Copa do Mundo 2015, uma vez que a decisão do Comitê merece ser conhecida por todos, considerando que episódios como esses são frequentes.




FIDE Copa do Mundo 2015
Baku, Azerbaijão
19 de Setembro de 2015, às 22:00
Presenças:
1 - O Sr. Jorge Vega - presidente
2 - O Sr. Zurab Azmaiprashvili - membro
3 -  Dr. Hesman Elgendy - membro


A Comissão recebeu um apelo do Sr. Ian Nepomniachtchi(RUS), às 21:30, que recorreu da decisão do árbitro de seu jogo tie-break (jogo Armageddon) que foi concluído às 23:30 em favor do seu adversário Sr. Nakamura (EUA) - na 3ª rodada da Copa do Mundo.. O requerente alegou que o árbitro não interferiu quando seu adversário usou as duas mãos  para o roque no jogo Armageddon e também quando o seu adversário tocou uma peça, mas jogou com outra peça durante o jogo, em violação do artigo 4 da FIDE Leis do Xadrez.
A Comissão ouviu a recorrente, o árbitro-chefe adjunto Sr. Carlos Dias e o chefe árbitro Sr. Faik Gasanov.
O Comité analisou o video do jogo e ficou que o Sr. Nakamura usou as duas mãos quando o roque no jogo Armageddon e também que ele tocou a torre antes de seu rei.

As decisões da comissão:
1 - A Comissão decidiu que o resulltado do jogo será válido a favor do Sr. Nakamura.
2 - De acordo com o artigo 4.7 da FIDE Leis do Xadrez (Um jogador perde o direito de reclamar de uma violação do seu oponente do artigo 4 uma vez que ele deliberadamente tenha tocado numa peça). Assim, o recorrente não tem o direito de pedir para mudar o resultado do jogo.
3 - A Comissão recomendou que o árbitro principal tem que dar um aviso ao Sr. Nakamura e assegurar-lhe a seguir o artigo 4º da FIDE Leis do Xadrez ((4.1 usando uma mão para fazer todos os seus movimentos em todos os jogos e não tocar uma peça para ajustá-la sem informar o seu adversário ou o árbitro, ou ele vai ser forçado a mover a peça que ele toca sem tal notificação necessária)).
A Comissão decidiu voltar atrás as taxas de recurso (US$ 500), para o Sr. Ian Nepomniachtchi e para assegurar-lhe que, nesses casos, ele tem que parar o relógio de uma só vez e informar o árbitro principal para aplicar o artigo 4 antes dele tocar uma de suas próprias peças e, claro, não depois do jogo.

Presidente
Jorge Vega 
Zurab Azmaiprashvili 
Hesman Elgendy

Nenhum comentário:

Postar um comentário