sábado, 10 de agosto de 2013

Circuito CBX - Norma MI - Yago na frente!

Marcos Valério (d) venceu o MF Blas Mariano e faz um bom torneio!

Depois da 4ª rodada realizada nesta tarde, o MI Yago Santiago passou a liderar sozinho, com 3,5 pontos, o Torneio de Norma MI de João Pessoa. Ele venceu Renato Araújo, que, apesar de ser reconhecido como um forte enxadrista paraibano, vem sentindo o peso da competição e ainda não pontuou.  Luismar Brito empatou com Luis Rodi e, com 3 pontos, divide agora a segunda posição com Iack Macedo, que triunfou frente a Jorge Molina. Já o nosso Chiquinho empatou com Lebredo e segue com uma campanha discreta. O destaque da rodada vai para Marcos Valério, que venceu Blas Mariano e, a despeito de possuir o menor Elo do torneio, ocupa a 5ª posição, entre 10 participantes, com 2 pontos (1v, 2e, 1d).  A rodada de amanhã de manhã reserva o bom duelo entre os 2 primeiros colocados: Luismar x Yago! Jogam ainda: Renato x Blas Mariano, Lebredo x Rodi, Molina x Cavalcanti, Valério x Iack. Veja, a seguir, a classificação de momento.




3 comentários:

  1. É a velha discussão do rating novamente né Fernando? Agora é o FS, é que eu via o Melo, e pensava que era o FM. Me desculpe. Agora voltando ao rating, isto (quando a pessoa já tem um certo nível), depende muito do dia que a pessoa vai para o jogo, se vai focado, se o adversário está disperso ou atravessando uma má fase, etc. Só quando os dois estão teoricamente bem é que o detalhe aparece. Poucos na história do xadrez conseguem jogar sempre em alto rendimento como por exemplo o Ficher jogava. Abs

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Zirpoli. O momento psicológico, por vezes, é decisivo no desempenho de um enxadrista. Ainda assim, a diferença de rating é um fato concreto, que gera notícia quando temos resultados surpreendentes. É o caso de Valério, tratado nessa matéria. Assim é também como vemos um Kramnik na base da classificação final de um supertorneio, como vimos recentemente. Nesse sentido, questionar a relação entre a força do rating e o desempenho do enxadrista em um torneio, em suas várias nuances, traz mesmo uma boa discussão.

    ResponderExcluir