domingo, 24 de março de 2013

Sobre os Ativos AXCV

Da esquerda: Fernando Sá (2º), Francisco Cavalcanti (1º), Doriedson Lemos (3º)
e Daniel Abrantes (<1900), os premiados no 6º Ativo AXCV

Apenas sete jogadores prestigiaram o 6º Ativo AXCV 2013, realizado hoje a tarde. Talvez o número reduzido de participantes tenha sido motivado pela maratona de xadrez do último final semana,  por ocasião do Bobby Fischer, o que pode ter feito alguns preferirem o descanso dessa vez. Outro motivo para a baixa adesão pode ter sido por viagens de alguns que costumam ser assíduos na AXCV, a exemplo de Rondinelle e Dutra. Talvez a falta de motivação de certos jogadores para jogar torneios com adversários melhor qualificados também seja uma das recorrentes razões para não se comparecer. Quem sabe isso não tenha sido uma mera circunstância, com chances de eventos futuros mais competitivos. 

O fato é que temos procurado movimentar o xadrez de João Pessoa com esses Ativos regulares. Assim também tem feito o Clube Gurgel. A média de participantes, contudo, pelo que temos visto, aqui e lá, talvez não alcance a quinzena. Cobramos uma taxa mensal de R$ 20,00. Temos uma rigorosa prestação de contas. Quem é sócio sabe disso. Poderíamos ter maior adesão dos enxadristas. Creio sinceramente que a paixão que o xadrez desperta em muitos de nós deve valer esse pequeno desembolso mensal. O preço de um magro almoço no shopping, como já disse outrora. As arrecadações são integralmente convertidas para as premiações. Mesmo que, pelo calendário, não consigamos fazer algum torneio, o saldo é sempre acumulado para eventos futuros. Alguns abnegados vêm dando sua contribuição, mesmo sem nunca terem comparecido aos Ativos. O bom era que prestigiassem os eventos, se pudessem. Mas, se não podem, doam-se por amor a causa. 

Temos hoje 24 sócios da AXCV. Vemos sinais de que alguns, 2 ou 3, desistirão em breve. Tem nada não! Vamos seguindo...Já fizemos 6 Ativos em 3 meses, uma boa média de 2 por mês. Enquanto for viável, continuaremos. Quem sabe até o fim do ano, se houver fôlego de todos nós. 

Voltando ao 6º Ativo, realizado hoje, venceu Francisco Cavalcanti (4), seguido de Fernando Sá (3,5) e Doriedson Lemos (3,5), que receberam premiação. Na sequência, chegaram Sílvio Sá (3), Arthur Olinto (3), Daniel Abrantes (prêmio de rating <1900) (2) e Ubirajara Barros (1). 

5 comentários:

  1. É MUITO COMPLICADO JOGAR XADREZ NOS FINAIS DE SEMANA EM RAZÃO DA FAMILIA. CONTUDO, JOGAMOS NA A.X.C.V E NO CLUBE GURGEL COM INTUITO DE OCORRER REVEZAMENTO. É BASTANTE SIGNIFICATIVO ESTE ENLACE.
    QUE NÃO PODE JOGAR TODOS OS FINAIS DE SEMANA, TUDO BEM ! ENTRETANTO APARECER DE VEZ EM QUANDO É BOM E UM NÚMERO CONSIDERÁVEL POR UMA RAZÃO MUITO SIMPLES E SABEM QUAL? DEPOIS QUE ACABAR TORNEIOS ATIVOS, VÃO CHORAR PQ NÃO TEM ONDE JOGAR....NINGUÉM É OBRIGADO A QUERER JOGAR ! PORÉM , DEPOIS NÃO RECLAMEM...

    ResponderExcluir
  2. Creio que não precisamos usar esse tom, meu caro irmão. O interesse deve ser movido pela paixão, o que creio que muitos enxadristas têm. Com base nesse sentimento, é que tantos poderiam prestigiar mais as iniciativas em prol do desenvolvimento do nosso xadrez.

    ResponderExcluir
  3. FALO NO TOM DO CHESS...PQ AMAMOS O XADREZ ! COMO AQUI, TODOS TEM LIVRE ARBITRIO, SEGUE OPINIÃO DE CADA UM ! CONTUDO, CREIO QUE TENHA SIDO RESSACA DO TORNEIO ANTERIOR E ALGUNS IMPREVISTOS PARA ATIVO DE HOJE.
    É MUITO BOM ACOMPANHAR AS RODADAS COM JOGADORES FORTES E MINHA FUNÇÃO É LIGAR PARA CADA UM EM PROL DO CHESS. DAÍ ME EXCEDO NAS PALAVRAS POR AQUI PQ QUANDO PASSA MUITO TEMPO SEM TER UM TORNEIO, ME COBRAM ! O FUJÃO ALEXANDRE MACHADO, DIZ QUE VEM E NÃO APARECE. COBRO DELES PARA APARECEREM PQ TENHO AMIZADE PARA TAL...“GENS UNA SUMUS”

    ResponderExcluir
  4. Sou um enxadrista da cidade de Catalão-GO. Quando o "Clube de Xadrez de Catalão" funcionava, fazíamos torneios também pelo menos uma vez por semana. O Xadrez estava vivo na cidade. Hoje o clube é mera lembrança, e os enxadristas "choram" (faltam torneios, gostaríamos de jogar campeonatos etc).

    Parabenizo os membros da AXCV na pessoa do Fernando Sá, pois, esse trabalho é simplesmente louvável. Pena que os jogadores se preocupam tanto com rating, e prefiram não enfrentar oponentes mais "fracos na pontuação". Rating é apenas um número que na maioria das vezes não retrata a real força do jogador (opinião minha, respeito quem pensar diferente).

    Quem me dera que aqui tivessem tantos torneios, eu seria participante ativo de todos, pois, o xadrez é uma terapia em todos os sentidos, nas vitórias, derrotas, empates, somos uma família que busca um lugar ao sol, em um país que não importa com educação, e com um esporte que faz as pessoas se tornarem melhores em tudo que fazem. Sou novo, e espero ver o xadrez ter o destaque que merece.

    Não desistam membros da AXCV, e saibam que muitos enxadristas como eu gostariam de jogar torneios todo fim de semana, ou de 15 em 15 dias, e que mesmo longe acompanham as notícias desse blog. Fernando, se eu puder de alguma forma ajudar a Academia, por favor me avise. Parabéns pelo trabalho, e não desanime. Viva o Xadrez

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas palavras Leonardo Morais de Paula.

    ResponderExcluir