sábado, 30 de março de 2013

Candidatos 2013 - Ainda sobre o drama da 12ª rodada

Kramnik: único invicto do Candidatos 2013


Passada a tensão da 12ª rodada do Torneio dos Candidatos 2013, podemos perceber com mais atenção a grande repercussão que tiveram os resultados de ontem, em todo o mundo do xadrez.

Uma conjunção de fatores causou surpresa e incredulidade a muitos que acompanham os embates em Londres:

- a terceira vitória seguida de Kramnik (que, antes disso, vinha empatando bastante) frente ao forte Aronian;
- a derrocada de Aronian, que perdeu a segunda seguida, cometendo um grave erro contra Kramnik (50. g6??);
- a derrota de Carlsen, até então invicto e vencedor dos 2 últimos grandes super torneios (Chess Classic London e Tata Steel), para um irregular Ivanchuk, somente o penúltimo na tabela; e
- a incrível troca de liderança a duas rodadas do final, resultante desses fatos surpreendentes. 

Vejam alguns dos depoimentos:

"Você seria perdoado se esperasse ler sobre um rápido empate, ou uma milagrosa vitória de Carlsen, que lançou seu feitiço e venceu um final de jogo empatado, mas hoje foi a exceção das exceções, onde mesmo deuses são vistos como mortais."
(Chessbase - tradução livre)

"A história do Xadrez Mundial pode ter tomando um rumo absolutamente diferente da ordem natural (esperada). Mas na reta final de um torneio de candidatos, até mesmo os melhores sentem a pressão! O clima nos comentários em toda internet é de comoção, foi como se vissem um semi-deus virar mortal, perder a aura! A grande maioria dos enxadristas no mundo torcia por Carlsen por entender que ele é a marca do xadrez atual, pois resignificou e colocou o xadrez novamente na mídia e de maneira positiva. Mas a competição só termina quando acaba, ainda faltam duas rodadas."
(Site Xadrez Potiguar)

"Vassily Ivanchuk logrou o que parecia impossível: venceu a Carlsen."
(Publicação Xadrez Diário)


Agora, somente Kramnik segue invicto no torneio, tendo pela frente Gelfand e Ivanchuk, para tentar garantir o topo da tabela. Carlsen encontrará Radjabov e Svidler nas rodadas finais, tendo que tirar o meio ponto de desvantagem que o separa do líder.

Salvo algum engano de nossa parte, vemos pelo chess-results que, em caso de empate em pontos no final, os critérios de desempate são confronto direto, número de vitórias e sonnenborg-berg, nessa ordem. Uma eventual igualdade de pontos e de vitórias entre Kramnik e Carseln, levaria o desempate para o último critério, o que, para tanto, ter-se-ia que ser considerado os resultados das duas rodadas finais. Contudo, nesse cenário, a vitória de Kramnik frente ao terceiro colocado Aronian, seja talvez decisiva para o Sonnenborn-Berg do russo, levando-o ao título do Candidatos 2013. Amanhã teremos o penúltimo capítulo dessa fantástica história. Vamos acompanhar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário