Quero agradecer aos GMs Darcy Lima e Giovanni Vescovi por responderem às questões que levantamos a respeito do episódio envolvendo a atleta brasileira Katherine Vescovi, Sub 12, no Campeonato Panamericano da Juventude, encerrado em Cali, Colombia. O GM Darcy Lima me informou que a questão está sendo analisada pelo AI Antonio Bento, vice-presidentre da CBX, enquanto o GM Giovanni Vescovi observa que já enviou e-mail à CBX sobre a questão. Portanto, vamos aguardar mais um pouco e saber se, afinal, Katherine Vescovi foi prejudicada com a decisão dos organizadores do Panamericano, ou não?
Caro Fernando,
ResponderExcluirA informação acerca do desempate, infelizmente, não procede... Veja o seguinte: o confronto direto só pode ser aplicado quando todas as empatadas jogaram entre si. Não foi o caso. A primeira colocada enfrentou as outras 3, mas as outras 3 só enfrentaram a primeira colocada, sem se enfrentarem entre si. Não há como se aplicar o critério nessa situação. Passa-se, então, ao segundo critério do regulamento, o qual não foi favorável à nossa atleta.
De qualquer forma, a informação de que poderia ter ganho o título de WFM é irreal. Um equívoco baseado no passado, já até distante. Basta uma conferida no HandBook da FIDE atual para se ter a clara resposta: o título dado no Pan sub-14 feminino, para as três primeiras empatadas, é o de WCM.
Fica apenas o lamento da chance de medalha que passou perto e era merecida, mas com certeza virá na próxima oportunidade.
Att,
AI Pablyto Robert
Corrigindo, sub-12 feminino... De qualquer forma, não faz muita diferença, porque a titulação referida se aplica a todas as idades do Festival Pan Americano.
ResponderExcluir