segunda-feira, 11 de julho de 2011

O episódio Katherine - FINAL










Diante das explicações, abaixo transcritas, do presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, AI Pablyto Robert, damos por encerrado esse episódio com a atleta brasileira Katherine Vescovi, no que se refere à sua classificação no Campeonato Panamericano da Juventude 2011, realizado em Cali, Colômbia. Entendemos, assim, que não foi cometida injustiça com a referida atleta.





Caro Fernando


A informação acerca de desempate, infelizmente, não procede... Veja o seguinte: o confronto direto só pode ser aplicado quando todas as empatadas jogarem entre si. Não foi o caso. A primeira colocada enfrentou as outras 3, mas as outras 3 só enfrentaram a primeira colocada, sem se enfrentarem entre sí. Não há como se aplicar o critério nessa situação. Passa-se então, ao segundo critério do regulamento, o qual não foi favorável à nossa atleta.

De qualquer forma, a informação de que poderia ter ganho o título de WFM é irreal. Um equívoco baseado no passado, já até distante. Basta uma conferida no HandBook da FIDE atual para se ter uma clara resposta: o título dado no Pan-sub 12 feminino, para as três primeiras empatadas, é o de WCM.

Fica apenas o lamento da chance da medalha que passou perto e era merecida, mas com certeza virá na próxima oportunidade.

Att.

AI Pablyto Robert

3 comentários:

  1. Agradecemos o esclarecimento sobre o confronto direto, nada disso foi explicado para os presentes. Mas sobre o WFM e o WCM, se esta informação do presidente AI Pablyto Robert é a correta, creio que a informação do próprio convite do Pan esta incorreta. Olha só o que está escrito (retirado de http://www.fideamerica.com/2011/marzo/04/INVITACION%20PANAMERICANO%20DE%20AJEDREZ%202011.pdf) :
    Los Campeones de las categorías Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16 y Sub 18 adquieren el título
    de Maestro FIDE en el torneo Absoluto y Maestro FIDE Femenino en el Torneo Femenino, en caso
    de empate en el primer lugar, el título se otorgará hasta los tres primeros.

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, houve um equívoco na minha interpretação. O HandBook trata um evento como "American Youth Regional Festival" e diz que só concede o título de WCM. Já o nome "Pan Americano" não existe no HandBook. Contudo, o torneio em que o Pan é enquadrado é o "Continental", este concede o título de WFM. De qualquer forma, com já lamentei antes e continuo a lamentar, os desempates estavam certos e aí nossa atleta não entrou nas medalhas e no direito ao título.

    AI Pablyto Robert

    ResponderExcluir
  3. Sim, agradeço muito sua explicação! Realmente faz sentido o que você disse, não pensamos nisso antes! Mas com certeza ela terá outras chances para o título! Muito obrigada por esclarecer tão rapidamente as questões!

    ResponderExcluir