terça-feira, 28 de setembro de 2010

Um potiguar em Manhattan





Flávio em Nova York
________________




O potiguar Flávio Leite tirou uns dias deste mês de setembro para um passeio em Nova York e como bom enxadrista que é, foi conhecer o movimento de xadrez em Manhattan, como registram as fotos acima. Flávio está de boné e camisa vermelha jogando um ping com um americano.
"Meu objetivo era conhecer as lojas dedicadas ao xadrez e os jogadores conhecidos como Chess Hustlers que ficam em parques e praças da cidade com tabuleiros armados e esperando incautos turistas para jogar uma ou mais partidas de Blitz... Valendo grana é obvio, pois são jogadores bastante experientes que rapidamente podem limpar o seu bolso em alguns minutos... Na parte de Manhattan, conhecida como Greenwich Village, encontrei o Washington Square Park, um dos mais vibrantes espaços públicos da cidade, onde podemos encontrar um belíssimo arco de mármore contruído em 1895, além de muitas pessoas reunidas em eventos musicais e culturais nos finais de semana. Bem, nesta praça pude encontrar alguns Hustlers com seus tabuleiro armados aguardando a aproximação das suas vítimas, digo, parceiros. Quem assistiu a aquele filme, Searching for Bobby Fischer (o título em português ficou Lances Inocentes) que retrata o início da carreira do MI americano Josh Waitzkin, vai lembrar que ele jogava com alguns desses Hustlers.
Logo ao lado da praça temos a rua Thompson que abriga duas lojas totalmente dedicadas ao xadrez e outros jogos de tabuleiro: a Village Chess Shop e a Chess Forum. Elas ficam apenas a alguns metros uma da outra e são bastante interessantes, pois funcionam como clube de xadrez sem mensalidade, você apenas aluga um tabuleiro, relógio e peças e pode ficar jogando com um amigo ou estudando. Além disso, elas mantêm preços razoáveis e um bom estoque de material de xadrez, livros, tabuleiros artístiscos, programas, camisetas e outros brindes relacionados. Um ponto interessante é que a Village Chess Shop anuncia que fica aberta 24 horas por dia... Pude jogar algumas partidas de ping no Village Shop com um americano e outras com um turco que estava por lá e até consegui ganhar umas...
Finalmente, para quem for viajar aos Estados Unidos e quiser comprar material de xadrez por um bom preço a dica é entrar em contato com Your Move Chess&Games (www.chessusa.com) e realizar o pedido pela internet, pedindo para entregar no hotel. É fácil e o preço é muito bom, principalmene nos relógios digitais e jogos de peças. A loja fica em Nova Yor, mas muito fora da região de Manhattan, não compensando a viagem, sendo a melhor opção a compra pela internet.
Um abraço
Flávio Leite".

Nenhum comentário:

Postar um comentário