A coisa mais importante no homem - como diz o maestro João Carlos Martins, de quem sou fã de carteirinha - é estar ligado ao cérebro. Este maestro, que superou tantas e quantas dificuldades, nos dá uma lição de vida quando diz que a maior qualidade do homem é exatamente a lealdade.
Enxadristas do Nordeste e do Brasil, precisamos ter coragem suficiente para superar as dificuldades que se acercam de nós e deixarmos um legado de ensinamentos e gestos que dignifiquem o xadrez para as futuras gerações. O egoismo, a individualidade ou a inveja nada somam, nada edificam, nada constroem. O xadrez é uma arte que somente os nobres de coração, que somente os dignos de ação, que somente os homens de boa vontade podem usurfruir na sua plenitude. Vamos buscar essa paz. Sabemos que existem espinhos próximos às flores, mas também sabemos que os fortes de espírito vão derrotar os fracos e estes ficarão sempre à deriva e terminarão partindo para um outro horizonte. Mas se um dia estes quiserem voltar, as portas da ventura e da virtude estarão abertas. Não devemos criar espaços para divergências, não precisamos de subtrair os nossos sentimentos com gestos e atitudes mesquinhas. Precisamos crescer juntos, unidos e fortes para a felicidade de Caíssa, a nossa Deusa e a nossa mais pura esperança de dias melhores para todos nós!
A Academia de Xadrez Pbperne quer reunir no seu seio pessoas que pensam no bem do xadrez, pessoas dispostas a superar todo e qualquer obstáculo, onde os gestos para este fim não sejam vistos como um sacrifício, mas sim como um despreendimento de quem sabe o que quer. Cada um dos 64 acadêmicos têm uma responsabilidade histórica. Suas atitudes e gestos em defesa do xadrez terão a partir de 2011 uma importância ainda maior. Não vamos perder o bonde da história. Viva o Xadrez!
Nenhum comentário:
Postar um comentário