domingo, 25 de março de 2018

Tal mãe, tal filho!

Por Fernando Melo

... o filho Olavo, Campeão Brasileiro Escolar

A mãe Tania Carvalho orgulhosa de ter ... 


Uma das muitas vantagens de um torneio de xadrez, a nível nacional, por exemplo, é o de conhecer pessoas de vários recantos desse imenso Brasil. Foi o que aconteceu no recente Memorial Bobby Fischer, quando tive a oportunidade de conversar com a Senhora Tania Carvalho, de Minas Gerais, mãe do talentoso Olavo Tadeu Carvalho Oliveira, de sete anos, que jogou o Bobby Fischer. Ano passado, com apenas 6 anos, conquistou o título de Campeão Brasileiro Escolar de Xadrez, em Blumenau-SC, vencendo invicto na sua categoria de 1º Ano de Ensino Fundamental.


Nos conta Tania Carvalho que seu pai jogava xadrez e lhe ensinou quando era criança, "mas somente mexer as peças. Jogávamos pensando nas melhores jogadas naquele momento, mas nem sabíamos que existia todo um estudo e treino que agora conheço", e continua Tania, lembrando que seu pai "também ensinou o básico para Olavo e no segundo semestre de 2016, meu filho começou a ter aulas na escola. O professor me chamou e disse que ele tinha potencial e que eu poderia levá-lo a campeonatos. Foi quando eu descobri um torneio rápido em São Sebastião do Paraíso -MG, em 11 de dezembro de 2016, sendo este o primeiro torneio de Olavo."

E continua Tania:  
Olavo (D) ensina finais ao irmão Tobias

"Desde então ele começou a treinar no clube e eu sempre o acompanhava porque o clube se localiza a 40 km de Passos. Assim eu também assistia as aulas e comecei a jogar. Mas só participo em torneios que não o atrapalhe ou que eu tenha alguém par aficar com Tobias (o filho mais novo).

E concluiu:

"Faço aulas com Gerson Peres Batista e Olavo treina com Evandro Barbosa. Comecei a ensinar xadrez a Tobias com 3 anos, nessa mesma idade ele começou a ter aulas com Gerson  Peres e já particpou de três campeonatos. Mas dou preferência para que ele jogue quando tem mais crianças. Então, eu não tenho uma historia no xadrez. Comecei a jogar depois que Olavo começou a se destacar."

Fico feliz por ter registrado essa entrevista com uma mãe que ama o xadrez e que passa esse amor para os filhos. Um bom exemplo para ser seguido pelas mães brasileiras!

2 comentários:

  1. Minha primeira partida no IX Bobby Fischer foi com Olavo, e seu alto conhecimento teórico e tático chamou minha atenção, tenho um filho com idade próxima e a dificuldade é gigantesca em colocar uma criança para estudar xadrez. Virei fã, digo mais, sou o fã número 01 de Olavo na Paraíba, acredito que futuramente será mais um GM em nosso País. Fabson Palhano

    ResponderExcluir
  2. SHOW DE CHESS!!! Parabéns Tania, Valeu Grande Mestre Olavo!!!

    ResponderExcluir