sexta-feira, 30 de março de 2018

Ca x Ca reedita o K x K!

Ca x Ca na Final do Mundial de 2018!
(Imagem do Youtube do Saint Louis Chess Club)

Com o resultado final do Torneio dos Candidatos, encerrado no último dia 27, em Berlim, teremos o Match pelo Campeonato Mundial de 2018 disputado entre Carlsen e Caruana, em Londres, no mês de novembro, podendo o duelo ser levado para Saint Louis, nos EUA, conforme noticiou hoje o Chessbase. 

Como sacou o nosso colaborador Rewbenio Frota teremos assim a reedição do K x K (o emblemático confronto de Kasparov x Karpov, ocorrido na década de  80), desta feita com a grafia Ca x Ca, ou, se preferirem, Car x Car!

Depois de passar por Anand, por duas vezes, e por Karjakin, o atual campeão Carlsen terá pela frente um adversário inédito, o que traz uma motivação especial não só para Caruana, como também para o norueguês e para a grande legião de enxadristas mundo afora, que certamente haverá de acompanhar com atenção esse embate. Afinal, Caruana sempre foi um dos nomes citados por muitos como um dos oponentes mais credenciados para desafiar a hegemonia de Carlsen na atualidade. 

Como prova, o próprio Carlsen, segundo relatou o site do GM Rafael Leitão, assim reagiu, antes do resultado dos Candidatos: "É motivador enfrentar alguém que realmente pode ameaçar meu título. Se, por exemplo, for Caruana, seria perfeito para mim!"

O duelo também é destaque por ser a primeira vez que um americano volta a disputar o título mundial, desde Bobby Fischer, o que traz expectativa adicional para o xadrez do ocidente. Em 1996, Gata Kamsky jogou pelos EUA contra Karpov, mas ele é nascido na Rússia. Já Caruana tem dupla nacionalidade, pois nasceu nos EUA, mas tem mãe italiana e conquistou glória no xadrez defendendo o país europeu. Em 2015, ele aceitou o convite do mecenas Rex Sinquefield e passou a defender a bandeira do país de seu nascimento. 

Assim, o xadrez americano reforçou ainda mais sua equipe de grandes nomes - que ainda têm estrelas como Nakamura e Wesley So - o que já lhe rendeu bons frutos, como a medalha de ouro nas últimas Olimpíadas de Xadrez, fato que não acontecia desde 1976, quando os americanos triunfaram, mas sem a presença da União Soviética. 

A propósito, segundo o periodista Leontxo Gracia, em matéria publicada hoje no site do El País, está em jogo uma nova disputa pela reconquista da hegemonia do xadrez mundial, entre EUA e Rússia, o que fez da vitória de Caruana no Torneio dos Candidatos, superando os russos Karjakin, Kramnik e Grischuk, também uma derrota para a Rússia!

Portanto, a sorte está lançada! Façam suas apostas! Quem vencerá a Final de novembro? Para ajudar nas análises, vai aqui uma estatística do site chessgames.com, amparada nos confrontos entre os finalistas contidos em sua base de dados. Carlsen tem vantagem contra Caruana  no Xadrez Clássico (9x5, com 16 empates) e no Rápido (12 x 6, com 4 empates). 

Por esses números, por ser o atual campeão e número 1 do ranking mundial, Carlsen desponta como favorito, embora, Caruana, claro, tenha amplas condições de surpreender seu rival e vencer a disputa. Como sempre, torceremos por Carlsen! 

E como aperitivo já teremos um duelo preliminar neste sábado, dia 31/03, quando ambos vão se encontrar pela primeira rodada do Grenke Chess, em Baden Baden, na Alemanha, com Caruana conduzindo as brancas! Vale conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário