quarta-feira, 9 de agosto de 2017

O maior impacto da história!

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo ao Mestre Ubirajara Barros)
GM  Karsten Müller, alemão, 46 anos

Desejei muito ter amanhecido o dia de hoje conversando com Bobby Fischer. Nem sempre minha vontade é satisfeita, mas mantenho sempre a esperança. Ainda bem que. vez por outra, ele aparece. Certamente vai ler esse artigo e depois podemos comentar, pois quero ouvir muito o que ele tem a me dizer sobre o livro Bobby Fischer. The Career and Complete Games of the American World Chess Champion, escrito pelo GM Karsten Müller e publicado no segundo semestre de 2009, pela Russell Entrepises, com 408 páginas.

"Fischer é o maior jogador de xadrez de todos os tempos", conclui Karsten Müller no livro citado. Segundo o GM Lubomir Kavalek, em uma de suas colunas no Washington Post, é uma coleção maravilhosa de 736 partidas, diagramas, fotografias e documentos com anotações. O GM Larry Evans, "que ajudou a Fischer a escrever artigos e seu clássico My 60 Memorable Games, criou um belo prefácio "From Prodigy to Superstar". O GM Andy Soltis, o autor do livro "Fischer Revisited", examina habilmente a peça de abertura de Fischer. O livro seria uma joia em qualquer biblioteca de xadrez, - observa Kavalek.

Müller argumenta que Fischer estava muito a frente de seus contemporâneos e teve o maior impacto da história do xadrez. "Eu estava relatando a partida do campeonato mundial de 1972 entre Fischer e Boris Spassky para a Voz da América de Reykjavik. Uma audiência estimada de 300 milhões de ouvintes seguiu a partida. Nenhum outro jogador  conseguiu gerar um interesse tão alto no xadrez.

"Fischer que tinha levado a coroa mais alta quase sozinho do poderoso e quase invencível império soviético de xadrez, sacudiu o mundo inteiro, não só o mundo do xadrez... Ele começou um boom de xadrez não só os Estados Unidos e no hemisfério ocidental, mas em todo o mundo. Fischer era um grande lutador Ele empatou apenas 33% de seus jogos...".

2 comentários:

  1. Esse grande livro está sendo vendido ao preço promocional de R$30,00 no aplicativo Forward Chess.

    ResponderExcluir
  2. Preciso desse livro! Obrigado pela informação, Mestre Wagner!

    ResponderExcluir