terça-feira, 15 de agosto de 2017

Os clubes de xadrez da Paraíba

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo ao Mestre Francisco Cavalcanti)


Presidir a Federação Paraibana de Xadrez com o apoio dos enxadristas do meu Estado é o meu desejo. Nada farei se não for para o fortalecimento desse nobre jogo, nada farei que possa contrariar a nossa deusa Caíssa. Estou confiante dessa missão que começa em novembro próximo.

Já explanei em outra oportunidade da necessidade de cadastrar todos os enxadristas competitivos e trabalhar na expansão do xadrez em todo o Estado, através da interiorização.

Mas me vejo agora diante de um novo desafio, talvez mais difícil que os acima citados, ou seja a oficialização dos Clubes de Xadrez junto à Federação e à Confederação Brasileira de Xadrez.  
Aqui em João Pessoa, a Academia de Xadrez Caldas Vianna, o Clube de Xadrez Miramar e o Clube Arte de Pensar, oficialmente falando, não participam da eleição e nem tomam decisões junto a Federação Paraibana de Xadrez, pelo simples fato de não serem filiados. E assim nas outras cidades do Estado.

Temos clubes e associações de xadrez em cidades como Esperança, Alagoa Grande, Guarabira, Patos que não têm filiação à Federação Paraibana de Xadrez .

Essa situação não pode e nem deve continuar. Os Estatutos da Federação Paraibana de Xadrez é de 2004 e de lá para cá muito coisa mudou e acredito que seja o momento de se fazer uma reforma. 

Uma vez eleito, na primeira reunião da Diretoria da futura gestão, estará na pauta essa importante decisão. Será analisada com responsabilidade. Desde já, pedimos aos clubes citados acima, que providenciem a formação de sua diretoria e que seja redigido os Estatutos do clube.

Não vamos nos bater diante desses aparentes obstáculos, pelo contrário, vamos enfrentá-los com disposição para que a Federação e os Clubes a ela filiados cresçam juntos, fortalecendo cada vez mais o xadrez paraibano.

12 comentários:

  1. Gostaria também de filiar o clube da minha cidade junto a federação. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Certamente! Vamos nos unir para termos uma Federação forte para o bem do nosso xadrez!

    ResponderExcluir
  3. Tem o Clube de Xadrez de Campina Grande que está apoiando a Campanha do Mestre Fernando Melo à Presidência da Federação Paraibana de Xadrez

    ResponderExcluir
  4. Mestre Fabson Palhano, Campina Grande continua grande e será tão grande no cenário do xadrez nacional, que Caíssa certamente vai amar essa cidade de clima tão agradável e de gente tão simpática. Temos projetos meio ousados para Campina Grande ! Não é sem razão que a cidade tem o nome que tem! O apoio dos campinense sà nossa meta de trabalho é um passo importante demais para o sucesso esteja presente.

    ResponderExcluir
  5. Como se inscrever? Onde é o Clube de Xadrez Miramar? email: laperuta@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esses clubes de xadrez tb são para crianças? Se não, vcs conhecem algum?

    ResponderExcluir
  7. ENTRA EM CONTATO COMIGO, POR FAVOR! RUBEM_DOBU@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Me chamo Wellington Farias, jornalista e, portanto, colega de profissão de Fernando Melo, com quem dividi redação de A União em tempos áureos. Depois de 50 anos afastado do xadrez, estou de volta estimulado pela séria O Gambito da Rainha. Um iniciante, recomeçando tudo. Como devo proceder para me filiar a um clube de xadrez, À federação etc?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a mesma dúvida

      Excluir
    2. Gostaria também de me filiar ou participar de um grupo aqui em João Pessoa.

      Excluir
  10. Gostaria de um professor de xadrez pra meu filho de 5 anos. Favor email.para apacifico@ccbsa.uepb.edu.br

    ResponderExcluir