terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Como foi 2014 no Reino de Caíssa - Parte 4

No início de julho demos destaque a mais um triunfo da campeã mundial feminina de xadrez, a chinesa Hou Yifan, que venceu a 5ª etapa do Grand Prix Feminino da FIDE, com 9 pontos em 11, abrindo 2 pontos sobre a segunda e a terceira colocadas da competição. Na matéria, mais uma vez traçamos um paralelo entre os dois jovens que reinam no xadrez mundial na atualidade: Carlsen, pelo masculino, e Yifan, pelo feminino.


No dia 20 divulgamos o resultado do II IRT AXCV 2014, vencido pelo jovem Luiz Antonio Tomaz, com 4 pontos em 5 possíveis. O talentoso enxadrista paraibano superou adversários melhores qualificados no ELO e, com seu triunfo, somou 54 pontos no seu rating FIDE, consolidando sua condição de um dos melhores jogadores do nosso Estado. Estiveram no IRT, 15 enxadristas. Foram distribuídos 1.100 reais em prêmios, mais troféu e medalhas. O vice-campeão foi Doriedson Lemos, seguido por Marcos Valério.



Em agosto, noticiamos a vitória do cearense Matheus Cavalcante Ribeiro no Aberto do Brasil Taça Cidade de João Pessoa, realizado no Hotel Littoral, sob a organização da CBX e apoio da Prefeitura de João Pessoa. Na matéria, mostramos fotos de todos os premiados até a 20ª colocação. Também destacamos a campanha do pernambucano Rafael Cabral, que era líder na última rodada, mas foi vencido por Matheus e chegou na segunda posição.



No dia 13, o blog destacou o anúncio da aposentadoria da maior representante do xadrez feminino de todos os tempos, a GM húngara Judit Polgar, que, aos 38 anos e quase 25 anos no topo do ranking de seu gênero, se despedia dos tabuleiros nas Olimpíadas de Tromso, na Noruega, sua última competição oficial. No dia 15, voltamos a abordar a retirada de Polgar do xadrez competitivo, desta vez mostrando 2 vídeos trazidos pelo site Chessbase, que retrataram confrontos históricos entre a escolhida de Caíssa e os 2 K's famosos: Karpov e Kasparov.



No dia 14, divulgamos o resultado das Olimpíadas de Tromso e analisamos a participação brasileira na competição, cuja equipe masculina ocupou a 22ª posição na classificação final e a equipe feminina terminou no 44º posto. Os brasileiros que obtiveram melhores desempenhos em seus gêneros foram o GM Alexandr Fier e a WIM Vanessa Feliciano.



No dia 16, depois de uma extensa cobertura do blog, ao longo do mês, publicamos fotos dos vencedores das Olimpíadas de Tromso, na Noruega, vencidas pela equipe chinesa, no masculino, e pela equipe russa, no feminino. Também mostramos imagens de grandes nomes do xadrez mundial, que estiverem presentes neste que é o maior acontecimento da modalidade, no mundo.



No dia 31, trouxemos o resultado do Nordestão 2014, realizado, no Recife. O campeão foi o MI Yago Santiago, que chegou na rodada final igualado com Herbert Carvalho, com 5,5 pontos. O empate entre ambos favoreceu Yago, que se saiu melhor nos critérios de desempate. Destacamos também a boa participação de Vitor Firmo (RN), Marcos Valério (PB) e Petrov Baltar (PB).



O mês de setembro começou com uma da melhores matérias já postadas aqui no blog, por sua importância histórica! No torneio de Sinquefield, em Las Vegas, Caruana assombrava o mundo do xadrez ao cravar 6 vitórias seguidas num evento da elite do xadrez mundial. Era algo da magnitude dos feitos do lendário Bobby Fischer. A matéria comentou o que ainda poderia se esperar de Caruana na competição e no futuro próximo do cenário do xadrez mundial.




No dia 3, voltamos a falar de Caruana, em Sinquifield, desta vez para informar sua sétima vitória seguida e para traçar um paralelo entre esse espetacular desempenho do GM italiano e as performances de Karpov, em Linares (1994) e de Fischer (no início da década de 70). Também mostramos a expectativa gerada, naquela ocasião, pelo próximo adversário de Caruana na competição: ninguém menos do que Magnus Carlsen!



E no dia 4, como não poderia deixar de ser, divulgamos o resultado do confronto Carlsen x Caruana: empate! Um placar que pôs fim à série histórica de triunfos de Caruana em Sinquefield, mas que lhe garantiu o título, com 2 rodadas de antecedência. Reputamos que a vitória moral coube ao norueguês, que, afinal de contas, interrompeu a caminhada de vitórias do italiano. O mundo, porém, começava a projetar um inevitável encontro de ambos, no futuro não muito distante, na luta pela supremacia do xadrez mundial.



No dia 7, noticiamos como foi o II Torneio Norte-Nordeste de Xadrez Blitz de Campina Grande, realizado no Shopping Partage, com a participação de 57 jogadores e direção de Carlos Capivara e João Tejo. O vencedor foi o alagoano José Ferreira Azevedo, que somou 11 pontos em 13 possíveis. O destaque foi a delegação da Academia Damasceno de Xadrez, de Natal (RN), que compareceu em grande número, maior até que a quantidade de representantes dos anfitriões paraibanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário