terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Como foi 2014 no Reino de Caíssa - Parte 2

O mês de março foi, sem dúvida, o grande momento do nosso xadrez em 2014, com acontecimentos marcantes nos níveis regional, nacional e internacional.

Foi nesse mês que aconteceu um dos maiores eventos de xadrez já vistos no Brasil, em todos os tempos: o Torneio Internacional de Xadrez da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com a presença do atual campeão mundial Magnus Carlsen! E nós estivemos lá, numa iniciativa que só foi levada adiante pelo fascínio de participar de uma competição de tal porte.

No dia 8, com restrições no acesso à internet, trouxemos as primeiras notícias de Caixas de Sul, quando relatamos o ambiente e a receptividade para com Carlsen, que, naturalmente foi bastante assediado por todos os presentes. Na matéria do dia 9, dissemos que acabou a festa em Caxias do Sul, e relatamos as nossas impressões finais do evento que entrou para a história do xadrez brasileiro.



No dia 11 a Simultânea concedida por Carlsen, em Caxias do Sul, foi comentada no blog, com postagens de várias fotos da ocasião. Quem participou desse evento foi o nosso Joaquim Virgolino, de Esperança (PB), que marcou mais um grande feito na sua extraordinária biografia enxadrística. Mereceu destaque também a derrota de Carlsen para o paranaense Glaucio Cella, a única em toda a sua passagem por Caxias do Sul!




No dia 12, sob o título - Caxias do Sul - A festa do xadrez brasileiro! - fizemos matéria com as primeiras fotos trazidas do Aberto Internacional da Festa da Uva, onde vemos imagens do cenário da competição e de vários nomes de destaque do xadrez que lá estiveram.



E no meio de tantas estrelas, não poderíamos perder a oportunidade de nos deixar fotografar entre elas. A tietagem foi generalizada! Publicamos matéria intitulada  - Eu e as estrelas! - onde aparecem fotos nossas com diversos GM's e alguns outros nomes de destaque presentes em Caxias do Sul. O destaque, claro, foi para a foto histórica com Magnus Carlsen, que, por um generoso presente da Deusa Caíssa foi tirada numa data especial: 9 de março, dia comemorativo do aniversário de nascimento de Bobby Fischer!



No dia 13, terminou a série de 30 postagens especiais, comandada por Fernando Melo, que, sob o título Bobby Fischer: três anos em trinta dias, nos brindou com uma breve biografia do gênio americano, nos anos de 70 a 72, tidos como os mais marcantes na sua trajetória. A série foi criada pelo blog para celebrar, em contagem regressiva, o início do V Memorial Bobby Fischer.



No dia 16 noticiamos aqui o resultado final do V Memorial Bobby Fischer, vencido pelo MI Iack Macedo (RN). O evento foi um sucesso e coroou nosso trabalho para manter viva a tradição de realizar esse grande evento do xadrez paraibano.  Na matéria, ricamente ilustrada com fotos, trouxemos um resumo de como foi o torneio e agradecemos a todos que tornaram possível a sua realização, dentre os quais o Vereador Luís Paiva, o patrono do Memorial.

No dia 18 apresentamos aos leitores uma reprodução da coluna semanal de xadrez de Fernando Melo, na qual ele destaca o resultado do V Memorial Bobby Fischer e celebra o prestígio atual da Paraíba no cenário enxadrístico nacional.



No dia 21 mostramos no blog o vídeo final da Festa da Uva. Dizíamos: "...não se trata de um vídeo qualquer. É um filme da mais alta qualidade, feita por gente profissional, que tratou com extremo zelo os acontecimentos de xadrez da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com a presença do campeão mundial, Magnus Carlsen. Mostra-se, por ele, que o xadrez, quando tratado por pessoas de gabarito, que conhecem do ramo da promoção de eventos, pode ser algo fantástico, capaz de emocionar e de atrair aqueles que até então não conheciam a magia do jogo dos reis que tanto nos une e nos fascina!



No dia 25 voltamos a dar destaque à coluna semanal de xadrez de Fernando Melo, que sob o título "Louros para Fernando Sá", traz generoso texto sobre o trabalho abnegado que realizamos à frente do V Memorial Bobby Fischer.




No dia 29, destacamos aqui o resultado final do Torneio dos Candidatoscujo vencedor, para a surpresa de muitos, foi o ex-campeão mundial, o GM indiano Vish Anand, que, pouco tempo antes, havia sido destronado pelo então desafiante Magnus Carlsen. Por fim, no dia 30, após uma extensa cobertura aqui no blog, fizemos uma matéria analisando os números finais do Torneio dos Candidatos, que consolidava a revanche entre Carlsen e Anand para o mês de novembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário