terça-feira, 25 de abril de 2017

O amigo Bjelica!

Por FERNANDO MELO 

Dmitrije Bjelica
Estive ontem pesquisando sobre a vida do jornalista internacional de xadrez, o iugoslavo  Dmitrije Bjelica, atualmente com 81 anos, autor de mais de 80 livros sobre xadrez, e não perdi a oportunidade de aprofundar minhas informações sobre Bobby Fischer, uma vez que Bjelica o conheceu muito de perto. Chego a dizer que ninguém conquistou mais a amizade de Fischer do que ele. Claro que Lombardi também gozava dessa confiança, mas quero acreditar que Bjelica viveu mais as emoções que Fischer proporcionava ao mundo,

Extra tabuleiro, fiquei sabendo que Fischer gostava muito de vestir ternos finos e caros. Chegou a possuir em seu guarda-roupa, nada enos do que 17 ternos. Ficou meio apaixonado por essa ideia de ter mais e mais  e quando soube que alguém chegou a ter mais de 200, parou de comprar.

E se Fischer não fosse jogador de xadrez? Então teria sido um cantor! Sim, gostava de cantar. Nunca subiu num palco profissionalmente, mas chegou a pensar, no entanto a fisgada da deusa Caissa foi mais forte. Outra particularidade é que Fischer além do inglês, conhecia bem o russo e o espanhol e gostava muito de ler e estudar nas revistas russas, partidas dos torneios realizados na União Soviética

Bjelica gozava da confiança de Fischer. Praticamente todos os torneios que Fischer jogava, esse amigo ia cobrir jornalisticamente para televisão, revista e jornais. Entre os dois, surgiu uma amizade sólida e sincera.  Talvez dai venha o carinho e o desejo de sempre querer jogar na Iugoslávia, onde Fischer era muito querido, assim como em Buenos Aires.

Na leitura e pesquisa do livro de Bjelica sobre Bobby Fischer, você mergulha, em muitos momentos, no prestigio que Fischer tinha junto aos seus adversários, principalmente os russos. A força de Fischer era tão grande que ele revolucionou o xadrez, sozinho, mais do que toda a Escola Russa, tão grande foram os seus feitos. 

Gostaria de encerrar este artigo, lembrando o que disse Svetozar Gligoric(1923-2012), o jogador mais forte da Iugoslávia e que teve a oportunidade de enfrentar Fischer dezenove vezes, ao longo de vários torneios, com 7 vitórias, 4 derrotas e 8 empates a favor de Fischer. "Creio que Fischer é o melhor jogador de todos os tempos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário