quinta-feira, 13 de abril de 2017

Kasparov chega aos 54 anos!

Por Fernando Melo

Mundial de 1985, com vitória de Kasparov (D) sobre Karpov por 13 a 11!
Hoje é o aniversário de Gary Kasparov, um dos maiores enxadristas de todos os tempos. Os seus feitos são extraordinários! Para que se tenha ideia de sua força, de 2561 partidas oficiais jogadas, ele ganhou 1428, empatou 932 e perdeu 201, segundo pesquisa que fiz no ChessGames.

Se Bobby Fischer teve como maior rival o compatriota Samuel Reshevsky e se enfrentaram 28 vezes, com 9 vitórias para Fischer, 4 para Reshevsky e  13 empates, Kasparov, por sua vez, encontrou no seu compatriota Anatoly Karpov o adversário mais ferrenho. Eles se enfrentaram nada menos do que 193 vezes, isso mesmo, centro e noventa e três vezes, e com o seguinte resultado: 28 vitórias para Kasparov, 21 para Karpov e 121 empates! 

Aproveito esse momento para dizer que quem quiser aprender como jogar a Siciliana e gosta de Kasparov, fique desde já sabendo que ele tinha nesta defesa sua favorita. Com as negras jogou nada menos do que 344 vezes, sendo que 113 foi com a variante Najdorf, sendo 43 vitorias, 15 derrotas e 55 empates.

Em 1985 ele venceu Karpov por 13 a 11 e tornou-se campeão mundial, vindo a perder o titulo no ano 2000, para o seu compatriota Vladimir Kramnik.

Kasparov é um homem muito dinâmico, inclusive na política, quando chegou a "peitar" o poderoso Putin, e foi candidato a Presidente da Rússia. Brigou uma época com a FIDE, quando criou uma liga rival, mas que hoje não existe mais. Fora do tabuleiro, o que mais me agrada em Kasparov é o seu lado escritor. O seu livro Meus Grandes Predecessores, em 5 volumes, editado no Brasil pela Editora Solis, com tradução do GM Giovanni Vescovi é o maior destaque na sua bibliografia. 

Desejo vida longa ao aniversariante, nos seus bem vividos 54 aos, e que continue divulgando o xadrez através de sua Fundação e de sua presença nas viagens pelo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário