sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Fischer no US Champ - 7

Por Fernando Melo

Sete vezes ganhando, ano após ano, o Campeonato dos Estados Unidos! Eis aí um pouco da demonstração de força de Bobby Fischer. Mesmo perdendo duas partidas no Campeonato de 1965, Fischer ganhou com um ponto de vantagem para o segundo colocado, somando 8,5 pontos em 11 possíveis, com 8 vitórias, 2 derrotas e 1 empate.

Suas duas derrotas foram para Robert Byrne e Samuel Reshevsky, que, coincidentemente, terminaram empatados em 2/3 lugares, com 7,5 pontos. Para Byrne, Fischer perdeu em 36 lances, de brancas, enfrentando uma Francesa , e para Reshevsky a derrota foi em  61 lances, com Fischer jogando de negras uma Nimzoindia. Em quarto lugar ficou William Addison, que foi quem empatou com Fischer em 59 lances, com Fischer jogando uma Nimzoindia.

Addison, americano nascido em Louisiana, foi um bom jogador, enfrentou Fischer por 6 vezes e foram 4 vitórias e 2 empates a favor de Fischer. No Interzonal de Palma de Mallorca em 1970, Addison terminou em 19º mum total de 24 participantes. Mas conseguiu resultados signficiativos ao empatar com Mequinho, Panno, Taimanov, Reshevsky, Matulovic , Larsen, Portisch, Geller, Ivkov, Minic, Filip e Hort, todos jogadores de reconhecida força. Neste torneio, como sabemos, Fischer foi demais, pois venceu com 3,5 pontos na frente do segundo colcoado! Ele somou 18,5 em 23 possiveis, com 15 vitorias, 7 empates e 1 derrota (para Bent Larsen, que terminou em segundo). No ano seguinte (1971)
, Fischer esmagou Larsen no Torneio de Candidatos, vencendo por 6x0 !!.

Um comentário: