quinta-feira, 11 de agosto de 2016

A verdade de Fischer!

Por Fernando Melo
Esta foto com Fischerf fitando Spassky entre os dedos,
foi durante a 1ª partida do Match de 1972


A pergunta de Pilatos "Que é a verdade?" tem sido repercutida ao longo da história.  Entre as muitas respostas. uma delas tem a minha adesão: a palavra hebraica para a "verdade"  é emeth, que significa "firmeza", "constância" e "duração". Voltando para o mundo do xadrez, Bobby Fischer significa esta "verdade". Já li em algum lugar que durante a preparação para o match entre Fischer x Spassky, em 1972, a "verdade" de Fischer era tão forte que ele conhecia bem, muito bem, bastante bem as partidas de Spassky, mais do que o próprio Spassky!

Tenho uma outra observação. Houve um torneio internacional na Yugoslavia, com 20 jogadores, Fischer ganhou e o que se diz é que ele saberia reproduzir, lance a lance, todas as 19 partidas que jogou! Mas pode-se dizer que isso é comum nos Grandes Mestres. Eu vi, aqui mesmo na Academia Caldas Vianna, o GM Darcy Lima, reproduzir lance a lance, e analisando o que ele achava merecedor, a partida inteira contra Peter Svidler, na Copa do Mundo de 2011, primeira das duas jogadas, e que terminou em empate com 41 movimentos, com Darcy enfrentando a Grunfeld. 

Bem, mas ter na memória 19 partidas de um torneio é um feito que merece consideração e o que prova até onde vai a capacidade do ser humano, Não questiono que isso é comum entre os Grandes Mestres, mas acredito, e acredito mesmo, que Fischer, pelo que fez dentro do tabuleiro, é mesmo essa "verdade" a que nos referimos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário